PCR prepara Dia das Crianças com muitas atividades gratuitas para os pequenos

 

No feriadão do Dia das Crianças, os pais terão muitas opções para tirar os pequenos de casa e se divertir ao lado deles. Desta sexta-feira (12), quando também se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, até o domingo (14), a Prefeitura do Recife promoverá uma maratona de atividades em diversos equipamentos da cidade. Tem programação especial no Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste, no Econúcleo do Parque da Jaqueira, no Jardim do Baobá e nos Parques Santana, Caiara, Macaxeira e Santos Dumont. No roteiro, histórias cantaroladas, trilhas, oficinas infantis de culinária saudável, brinquedos e muito mais.

No Jardim Botânico, a criançada fará um mergulho no universo da floresta e vai se reconectar com a natureza. Para isso, na sexta (14), haverá a Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem, com saídas às 10h e às 14h. Na atividade, os participantes caminharão pela mata, passando pelo meliponário, lago, orquidário até o Jardim sensorial. No mesmo dia, às 10h, vai rolar uma oficina de culinária sustentável. Os pequenos também poderão se divertir com as trilhas dos Saguis, no sábado (13), e do bicho preguiça, no domingo (14). Eles vão conhecer os hábitos desses animais que vivem na reserva. Para participar, é preciso chegar cedo e se inscriver na recepção do equipamento.

A programação no JBR segue durante todo o fim de semana, com contação de história, caminhadas, oficinas de RAP e de criação de lápis e muito mais. Quem for ao espaço precisa ficar atento ao horário de funcionamento, que é de terça a domingo, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita, assim como todas as atividades oferecidas.

 

Também há diversão em outros polos:

Econúcleo Jaqueira - Para as crianças que gostam de colocar a mão na massa, a pedida será participar das oficinas de brinquedos populares, origami e culinária Infantil Saudável e Sustentável, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA). Elas acontecerão na sexta (12), no Econúcleo do Parque da Jaqueira. A oficina de culinária ocorrerá às 10h, sob a batuta da gestora ambiental Angélica Nobre. Ela ensinará os pequenos a produzir e saborear duas receitas: sanduíche de antepasto de casca da banana e biscoito vegano de banana. Além de mostrar o passo a passo das receitas, a prática vai conscientizar as crianças quanto à sustentabilidade e ao não desperdício. As brincadeiras e oficinas continuarão a acontecer no sábado (13) e no domingo (14), das 9h às 17h, no Econúcleo do Parque da Jaqueira. O acesso é livre. 

Domingo no Baobá – O Jardim do Baobá, nas Graças, será palco de atrações para a garotada comemorar a data especial. No domingo (14), a SDSMA promoverá oficinas de arte em feltro, culinária sustentável e fantoches, no espaço público. Os arte-educadores também vão fazer contação de histórias para os meninos e meninas. Já os pais poderão conferir o artesanato, comidas típicas, literatura, plantas e muita música que será levada pela Feira Livre do Poço. O acesso ao local é gratuito e a programação começará às 9h.

Parques - A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife organizou uma programação especial para a criançada para esta sexta-feira (12).  Nos parques Santana, Macaxeira, Caiara e Santos Dumont não vão faltar recreação e atividades esportivas. Nos quatro parques, das 14h30 às 16h30, vai ter frescobol, slackline, vôlei, tacobol e futebol, além de atividades lúdicas. Nos parques Santana vai ter ainda apresentação de magia, das 16h30 às 18h, enquanto no Caiara acontecerá uma apresentação circense, no mesmo horário. O Macaxeira e Santos Dumont recebem, ainda, parte da programação do Festival Animage, que privilegia a essência artística e cinematográfica da linguagem da animação, das 17h30 às 19h30.

 

Confira a programação completa:

JARDIM BOTÂNICO

Sexta-feira (12)

09h – Contação de história: Vozes de um rio

10h - Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

10h - Oficina de Culinária Sustentável

11h – Rimas para a Natureza

14h10 – Caminhada Ecológica: Trilha Selvagem

15h – Contação de história: Vozes de um rio

 

Sábado (13)

09h – Caminha poética: Caminhos DiVersos

09h30 - Trilha temática do Sagui (Crianças de 7 a 11 anos)

10h - Oficina de RAP: Rapensando a natureza

10h30 - Trilha temática do Sagui (Crianças de 7 a 11 anos)

11h – ECOlorindo: oficina de criação de lápis com galhos secos

13h30 – Caminhada Ecológica com Rimas para a natureza

14h - Trilha temática do Sagui (Crianças de 7 a 11 anos)

14h10 – Oficina de percussão com garrafa PET + percussão corporal

15h20 – Contação de histórias em Cordel

 

Domingo (14)

09h - Vivências ambientais musicais

09h30 - Trilha temática do Bicho Preguiça (Crianças de 7 a 11 anos)

10h – Trilha ambiental + oficina de criação com resíduos sólidos

11h – Jogo Recife Sustentável

13h30 – Caminha poética: Caminhos DiVersos

14h - Trilha temática do Bicho Preguiça (Crianças de 7 a 11 anos)

14h10 – Jogo Recife Sustentável

15h10 – Ecordel: Oficina de Cordel

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita