Brigada Ambiental comemora 22 anos de atuação no Recife

 

Orientar sobre a importância e a necessidade da convivência harmônica e sustentável das pessoas com os recursos naturais, a fim de contribuir para a conservação ambiental é da competência da Brigada Ambiental do Recife, que comemora 22 anos de atuação neste sábado (5). O órgão é ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e comemora a data reforçando o trabalho  que realiza em defesa do Meio Ambiente. 

 

Com uma equipe formada por 31 profissionais, regida pelo Código de Meio Ambiente e do Equilíbrio Ecológico da capital pernambucana, com sede no Jardim Botânico do Recife, a Brigada Ambiental é responsável por atividades como a proteção de manguezais, corpos d’água, remanescentes de Mata Atlântica, a disposição irregular de resíduos, fiscalização de aterros irregulares, cortes ou danos a árvores, supressão de cobertura vegetal, poluição atmosférica, do solo e dos rios e lagos. 

 

Nesta sexta-feira (4), os profissionais da Brigada Ambiental, acompanhados do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro; do secretário executivo de Segurança Urbana, Coronel Adalberto Freitas;  e do comandante da Guarda Civil do Recife,  Marcílio Domingues da Silva; se reuniram para discutir sobre a atuação da categoria e apresentar algumas demandas. 

 

“Todos que compõem a Brigada Ambiental do Recife merecem nosso reconhecimento e aplausos. Eles são fundamentais no dia a dia para combater várias irregularidades que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. São 22 anos de muita história e de serviços prestados à sociedade.Parabéns a todos que,  bravamente, estão nessa luta pelo meio ambiente”, diz o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro. 

 

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão também destacou a importância do trabalho realizado pela Brigada Ambiental.  "Parabenizo a Brigada Ambiental do Recife pelo trabalho essencial que desenvolve na proteção dos nossos ecossistemas. Também pela conscientização que desperta quanto ao papel de cada uma e de cada um na preservação do nosso meio ambiente. Construir uma Recife mais sustentável depende da nossa atitude no dia a dia de respeito à natureza e às pessoas", avalia a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão.

 

Durante a semana, os profissionais, sendo eles 5 inspetores, 6 subinspetores e 18 guardas (11 homens e 7 mulheres), se dividem em quatro equipes, atuando de manhã e de noite, em uma escala de revezamento de dois dias. Em sua rotina, são realizadas atividades como fiscalização de ocupações irregulares e poluição sonora, sendo elas as atividades de maior demanda, de acordo com o chefe da Brigada Ambiental do Recife, o Inspetor Dorival Santana: “uma das grandes atividades da Brigada Ambiental atualmente é a questão da poluição sonora. Hoje é a maior demanda que nós temos. Além dela, também temos atuado bastante no corte de árvores e ocupação irregular em área de proteção ambiental, assim como o impacto ambiental devido a atividades comerciais”, pontua.  

 

As autuações mais realizadas pela equipe, em ordem, são: falta de licença ambiental em atividade, comércio, serviços e indústrias que necessitam de licença e operam sem; poluição sonora; injúria em espécie arbórea; ocupação irregular; corte de mangue;lançamento de efluentes irregulares; aterros, desaterro e extração mineral (corte de barreira) e descarte irregular de resíduos sólidos. Desde janeiro deste ano, foram atendidas aproximadamente 626 denúncias ambientais.

 

Fotos: Divulgação SMAS