Jardim Botânico do Recife terá programação especial durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontecerá entre os dias 16 e 21 com exposições e oficinas gratuitas. O objetivo é aproximar a ciência do grande público

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, realiza a XIII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), entre os dias 16 e 21 de outubro. Com tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”, a SMCT tem o objetivo de aproximar a ciência do grande público e incentivar os jovens, além de promover a pesquisa como instrumento de desenvolvimento sustentável do país. O evento conta com a parceria do Museu de Ciências Nucleares da UFPE; do Departamento de Física da UNICAP; do IFPE-Campus Jaboatão e do Jardim Botânico do Recife.

Nesta edição da SMCT, o Jardim Botânico do Recife ganha uma programação mais robusta, com o apoio do CNPq. Pesquisadores do equipamento municipal vão expor uma série de trabalhos científicos e promover oficinas abertas ao público. Eles também vão falar de projetos desenvolvidos pelo JBR que contribuem para o combate às desigualdades sociais, a exemplo do Curso de Jardinagem; e de capacitações realizadas para se implantar hortas comunitárias e em escolas da rede de ensino do Recife. As atividades no JBR começam às 10h da terça-feira (16), com a palestra “O Jardim Botânico e as Ciências para a redução das desigualdades sociais”, ministrada pelo analista ambiental Jefferson Rodrigues Maciel.

No Jardim Botânico, as oficinas acontecem até o dia 19 de outubro. São elas: Plantas Medicinais; Produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica com potencial ornamental; e Manejo e propagação de bromélias. Todas as atividades são gratuitas e as pessoas podem participar. Contudo, as oficinas têm vagas limitadas e os interessados devem se inscrever até a próxima segunda-feira (15). Para isso, basta enviar um e-mail para jardimbotanico@recife.pe.gov.br, colocando no assunto o nome da atividade desejada e no corpo da mensagem o nome completo; data de nascimento; telefone, e-mail e local de residência (bairro/cidade).

C&T – A abertura oficial da SMCT acontece na terça-feira (16), às 14h, no auditório do Departamento de Energia Nuclear-UFPE, com palestra de Sergio Cavalcante (CEO do CESAR). A programação está repleta de atividades, como mesas redondas; visitas ao Museu de Ciências Nucleares por artesãos do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte), que também participarão de oficinas de metarreciclagem; palestras; exposições; oficinas de robótica e de Introdução à linguagem cinematográfica na educação, entre outras. Tudo isso acontece em quatro diferentes polos da cidade: UNICAP; Departamento de Energia Nuclear da UFPE; Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (CETEC), além do JBR.

O evento municipal integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em todo país desde 2004. Colaboram para esta iniciativa ministérios, universidades, institutos de pesquisa, fundações de apoio à pesquisa, instituições de ensino, museus e centros de ciência, instituições privadas, além de secretarias estaduais e municipais. Este ano, o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

Confira a programação completa:

Terça-feira (16)

Polo Jardim Botânico

10h - Palestra “O Jardim Botânico e as Ciências para a redução das desigualdades sociais”, ministrada pelo analista ambiental Jefferson Rodrigues Maciel. Local: JBR

Manhã e tarde: exposição de trabalhos científicos no JBR

Quarta-feira (17)

9h - 15h30 – Exposição de Trabalhos Científicos

Local: Pátio Central do JBR

10h - Oficina de Plantas Medicinais (30 pessoas) – Jardim Botânico do Recife.

Quinta-feira (18)

Polo Jardim Botânico

9h - Oficina de Manejo e propagação de bromélias (30 pessoas)

Sexta-feira (19)

Polo Jardim Botânico

9h - Oficina de Produção de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica com potencial ornamental (20 pessoas) – Local: Jardim Botânico do Recife

Sábado (20)

Local: Pátio do Jardim Botânico do Recife

10h - Palestra - Curso profissionalizante de Jardinagem e sua importância social na geração de emprego e renda. Palestrantes: Rosemary Ratacasso e Uilian Barbosa (30 pessoas).

Local: Jardim Botânico do Recife.

Local: Pátio do Jardim Botânico do Recife

Trabalhos científicos do JBR a serem apresentados:

1º Título: Produção de composto orgânico: Fonte de renda alternativa sustentável.

Autores: Wanessa Martins da Silva, Brendo Ramonn Coutinho Paes e Bruno Leal Viana.

2º Título: Produção de mudas de espécies arbóreas nativas como fator de inclusão social.

Autores: Sérgio Felipe de Abreu, Bruno Leal Viana e Ladivania Medeiros do Nascimento.

3º Título: Histórico e papel social dos jardins botânicos brasileiros.

Autores: Suellayne Correia Valério da Silva, Thayná Juliane Guerra da Silva e Bruno Karol

Cordeiro Filgueiras.

4º Título: Fitoterapia: A medicina natural como recurso social.

Autores: Gabriel Lemos de Mattos e Jefferson Rodrigues Maciel.

5º Título: O potencial de geração de renda das coleções do Jardim Botânico do Recife.

Autores: Yuri de Souza Vieira Couceiro e Jefferson Rodrigues Maciel.

6º Título: Hortas comunitárias: Unidades geradoras de renda.

Autores: Lucineide Letícia Andrade da Silva, Gisele Lemos da Silva Arruda e Afonso Cordeiro

Agra Neto.

7º Título: Viabilidade econômica de plantas nativas ornamentais.

Autores: Klívia Grazielly da Silva Lima, Rosângela Maria de Oliveira e Ladivania Medeiros do

Nascimento.

8º Título: Jaqueira: Importância nutricional, econômica e ecológica.

Autores: Thayná Juliane Guerra da Silva, Suellayne Correia Valério da Silva e Bruno Karol

Cordeiro Filgueiras.