Jardins, Coleções e Trilhas

JARDINS TEMÁTICOS

Jardim de Palmeiras

O Jardim de Palmeiras reúne as principais espécies da família botânica Arecaceae, tanto as que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras como as trazidas de outros países. São mundialmente reconhecidas por suas formas majestosas e pelo seu grande valor paisagístico, sendo utilizadas na ornamentação de praças, parques, ruas e jardins. No seu ambiente natural, essas palmeiras cumprem uma importante função ecológica, servindo de abrigo e alimento para inúmeras espécies da fauna.

Jardim de Plantas Medicinais

Abriga mais de 40 espécies de plantas utilizadas tradicionalmente na prevenção e tratamento de doenças. Tem como objetivo valorizar o conhecimento popular.

Jardim de Plantas Tropicais

O jardim de flores tropicais é uma área que se destaca por sua exuberância paisagística, sendo destinado, principalmente, a momentos de contemplação. Reúne flores vistosas e de rara beleza.

Jardim Sensorial

Este local foi concebido para que as pessoas, particularmente as com alguma deficiência, descubram as nuances das plantas e do seu ambiente natural através do cheiro, do toque, do som ou de um olhar atento. Por isso, as plantas expostas são de diferentes espécies, que proporcionam o contato com várias texturas, odores e sabores. Também há o som de uma pequena cascata e o clima da floresta que podem ser percebidos.

COLEÇÕES CIENTÍFICAS

Bromeliário

A coleção de bromélias consiste num acervo científico que abriga mais de 200 espécimes catalogados e registrados pertencentes à família Bromeliaceae. Dentre elas, destaca-se a espécie Vriesea limae, exclusiva de Pernambuco. Essas plantas apresentam importante relevância ecológica, pois garantem alimento para a fauna, favorecem a formação de micro-habitat e aumentam a disponibilidade de água através de recipiente central circundado por suas folhas. Apresentam também expressivo potencial socioeconômico e ornamental, a exemplo do abacaxi que é considerada uma das principais culturas tropicais

Cactário

A coleção científica reúne espécies pertencentes à família Cactaceae, plantas que se destacam pela adaptação a ambientes extremamente quentes e áridos. Apresentam como principais características a presença de espinhos e a capacidade de reter água. A existência deste acervo busca resguardar o patrimônio genético destas espécies, visto que possuem potencial ornamental, agroecológico, industrial, biotecnológico.

Orquidário

O espaço abriga um acervo científico com mais de 250 espécimes de orquídeas catalogadas e registradas. Entre elas, destaca-se a Cattleya labiata, ameaçada de extinção. Essas flores, além de serem famosas por sua beleza, exercem importante papel ecológico ao atraírem insetos e pássaros polinizadores.

TRILHAS

As trilhas do Jardim Botânico do Recife proporcionam ao visitante experimentar a sensação da caminhada dentro da Mata Atlântica, com suas temperatura, sons e cheiros característicos, aproveitando de maneira tranquila e educativa o meio natural. Há dois tipos de trilhas interpretativas: a autoguiada (calçada) e a guiada (interior da mata).

Na trilha autoguiada, sem a presença de monitor, o visitante tem a liberdade de caminhar sendo conduzido a pontos de paradas marcados onde é auxiliado por placas informativas e painéis que contêm informações de todo o ambiente que será explorado. Essa trilha se encontra na Alameda Pau-pombo e se estende por 574,54 m.

Na trilha guiada os visitantes são acompanhados por um monitor que os leva a observar, refletir e experimentar um mundo novo em contado com a natureza. A trilha guiada é realizada de terça a sexta, dois grupos pela manhã e um à tarde, mediante agendamento pelos telefones 3355-0000 e 3355-0002. No período chuvoso, é comum haver a suspensão, devido ao risco de acidentes com queda de galhos. Para fazer a trilha guiada é preciso ter mais de 10 anos, estar usando calças compridas e sapato fechado. 

Nos finais de semana não é preciso agendar. Os grupos se formam na portaria, às 9h, 10h e 14h, aos sábados. E às 9h e às 14h, aos domingos.