Público infantil se diverte na abertura da Ecoférias no Jardim Botânico

Crianças participaram de caminhada ecológica, aprendendo sobre o comportamento, tipo de alimentação, hábitos de vida dos saguis.

 

Crianças correndo, tirando fotos, brincando e aprendendo sobre a natureza. Esse foi o clima que tomou conta do Jardim Botânico, nesta terça-feira (10), com a abertura da Ecoférias, programação especial de atividade promovida pela Prefeitura do Recife no período de recesso escolar. O equipamento recebeu ônibus de execução repletos de crianças e várias famílias, que foram passar o dia no local. O público infantil pôde aproveitar ao máximo a visita à reserva e ainda participar de uma caminhada ecológica pela mata para conhecer os hábitos do Sagui de tufos-brancos.

 

Pela manhã, acompanhados por monitores do Jardim, duas turmas - com cerca de 30 pessoas cada uma - percorreram os caminhos do habitat natural do primata. Durante o trajeto, os pequenos aprenderam sobre o comportamento deles, alimentação, hábitos de vida e ainda interagiram com as outras espécies de animais. Ana Clara, de 13 anos, veio de Tejipió para sua segunda visita ao parque e revelou sentir predileção pela área verde. “Gosto muito do clima das caminhadas que fazemos pela natureza e dos animais que vivem por aqui”, comentou.

 

Além de compartilhar um momento com os filhos, muitos adultos aproveitaram a programação para levar grupos maiores. Foi o caso da moradora do bairro do Totó, Patrícia Freitas, que estava conduzindo um grupo de nove crianças de sua vizinhança para desfrutar do passeio. “É sempre bom uma mudança de ares, tirar eles de dentro de casa e conhecer uma parte diferente da cidade. Todo ano fazemos essa visita e eles adoram”, disse.

 

Segundo a gerente do JBR, Zenaide Nunes, a ecoférias, que aborda o tema “Verde Urbano”, promove diversas práticas lúdicas que mesclam conscientização ambiental com diversão e brincadeiras. “As atividades são gratuitas e muito diversificadas. Mesmo que as crianças venham vários dias, elas sempre vão encontrar uma programação diferente ao longo do mês. Os pais ou responsáveis precisam estar presentes durante atividades, sendo também uma oportunidade para passar mais tempo com a garotada”, pontuou acrescentando que, para participar do projeto, basta se inscrever na portaria do equipamento.

 

Programação - Durante as férias de julho, a criançada terá várias opções de atividades gratuitas no Jardim Botânico do Recife, no Curado, e no Econúcleo Jaqueira, situado no parque de mesmo nome. Estão previstas mais de 100 atividades para crianças entre 7 e 12 anos, entre oficinas, brincadeiras, contação de histórias, gincanas e trilhas. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e segue até o dia 29 de julho. No Parque da Jaqueira, o projeto inicia nesta quinta-feira (12), com atividades no horário das 9h às 17h.