Prefeitura do Recife promove atividades gratuitas no Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira

Este fim de semana está repleto de atividades e oficinas para quem planeja curtir o sábado (10) e domingo (11) fora de casa! A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), preparou uma programação bastante diversificada para todos os públicos que irá acontecer nos equipamentos de educação ambiental. O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte, e o Jardim Botânico, na Zona Oeste, têm entrada gratuita e vão oferecer trilhas, sarau ambientais, oficinas de cordel e muito mais.

No sábado (10), o Econúcleo Jaqueira vai sediar um evento especial em alusão ao Novembro Azul, mês de incentivo à prevenção do câncer de próstata. O grupo Agripel, responsável pela ação, vai oferecer uma série de atividades para os visitantes movimentarem o corpo, como alongamento coletivo, funcional e dança. Com início às 10h, todos os exercícios serão mediados por profissionais. Para integrar as sessões, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de equipamento, basta comparecer no local um pouco antes do início das atividades.

Já no domingo (11), o público que for ao Jardim Botânico do Recife poderá, além de desfrutar das belezas naturais do espaço, participar da atividade “Borboletando entre as árvores”. A prática, com início às 9h30, combinará caminhada ecológica com oficina artística. Na ação, os visitantes serão convidados a realizar uma trilha ambiental para conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, vão aprender como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição.

Além disso, a programação nos equipamentos vai contemplar também oficina de cordel, caminhada ecológica aos jardins temáticos, contação de histórias, meditação, entre outras atividades que começam a partir das 09h.

Confira a programação completa:

Econúcleo Jaqueira

Sábado (10)

09h – Foto oficial e Recepção do público

10h -  Alongamento coletivo (área externa adjacente ao Econucleo)

10h - Caminhada/corrida na pista de cooper

11h – Funcional/Dança/Alongamento com profissional (Na área comum ao ar livre próximo ao Econúcleo)

14h – Trilha Cantarolada

15h – O meio que se conta: contação de história “O Pescador”

16h – Mesa Sonora: vivências ambientais musicais

Domingo (11)

09h -  Meditação com o grupo Sahaja Yoga