Prefeitura do Recife entrega à população espaços revitalizados do Jardim Botânico

Anfiteatro e trilha acessível ganharam novos pisos e estrutura, ambos mais resistentes à chuva e à umidade

O Jardim Botânico (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife, concluiu a revitalização de dois espaços que se somam aos outros pontos existentes no local de contemplação da natureza e lazer. O anfiteatro e a trilha acessível foram repaginados e ganharam novos pisos e estrutura que permitem uma drenagem mais eficiente evitando, assim, áreas de retenção das águas em época de chuvas. Além disso, o novo material mantém o solo permeável e garante uma circulação de maneira segura para visitantes, funcionários e uma fluidez da circulação de toda a fauna do local.

A obra, no valor de R$127 mil, foi realizada pelo mecanismo de compensação ambiental (Lei Municipal nº 17.978/2014), através de projeto de Revitalização e Implantação de Área Verde (PRAV).

O anfiteatro é um espaço com aproximadamente 50m² e capacidade para 30 pessoas sentadas, destinado para atividades de arte educadores.  Inserido na mata, é destinado para atividades diversas, como contações de histórias, encontros teatrais , monitorias sobre os jardins temáticos e permite atividades bucólicas de contemplação da natureza.

Já a Trilha Acessível consiste em uma passarela no nível do solo natural  com extensão de 50 metros, projetada pela equipe de arquitetos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade,  de forma a acompanhar as suaves inclinações do percurso para não interferir severamente na natureza. Sua entrada está localizada próxima à Casa de Vegetação e atravessa a mata até chegar ao eixo principal, a Avenida das Sapucaias. Através dela, os visitantes com mobilidade reduzida têm a oportunidade de vivenciar a proximidade  com a fauna e flora do local proporcionando uma experiência a mais com o meio ambiente.