PCR leva conscientização ambiental para 7ª Semana de Mobilização Cidadã

 

Evento acontece na Ceasa entre os dias 6 e 10 de maio e oferece diversos serviços gratuitos à população

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) montou um espaço interativo na 7ª Semana de Mobilização Cidadã, promovida pelo Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), entre os dias 6 e 10 de maio. Estão sendo ministradas duas oficinas, de plantio e de manejo com plantas medicinais, além da degustação de chás e distribuição de mudas, com objetivo de expor as atividades que acontecem no Jardim Botânico do Recife (JBR).

Cátia Maria Fernandes, feirante há 8 anos, participou das ações oferecidas pela equipe do JBR no evento e comentou sobre a importância desta realização. “Eu nunca visitei o Jardim Botânico, já ouvi falar muito bem sobre ele, mas nunca tive tempo por conta da vida corrida que o feirante leva. Hoje com as oficinas eu descobri muitas coisas, aprendi a plantar mudas e ainda estou levando umas para casa. Minha vontade de visitar o Jardim cresceu muito, com certeza irei conhece-lo em breve.”

A mobilização que é realizada desde o ano de 2009, é promovida através de uma parceria entre entidades públicas e privadas. O intuito é prestar serviços de saúde, inclusão social e educacional para os trabalhadores e frequentadores do Ceasa que, por conta do “horário puxado”, não tem tempo de realizar atividades básicas.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, destacou a importância do evento na prestação de serviços à população. “O Ceasa possui trabalhadores que têm uma carga horária muita extensa e, por conta disso, não têm tempo de conhecer nossas equipamentos ambientais, como o Jardim Botânico e o Econúcleo Jaqueira, por isso resolvemos levar um pouco dos nossos serviços para eles”, comentou.

Materiais informativos sobre práticas de sustentabilidade e cartilhas sobre reciclagem também estão sendo entregues durante o evento. Neste ano, é estimada a circulação de 50 a 60 mil pessoas no local.