Oficina de horta e caminhada ecológica garantem lazer no fim de semana

A Prefeitura do Recife preparou diversas atrações para o recifense que não quer ficar em casa neste sábado (15) e domingo (16). O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte, e o Jardim Botânico, na Zona Oeste, serão palco de diversas atividades lúdicas para espantar o tédio e ainda promover o contato com a natureza. As atividades são gratuitas e vão desde oficinas e trilhas a meditação e jogos digitais.

 

No sábado, o Econúcleo Jaqueira sedia a oficina de hortas caseiras que acontece às 10h. Mediada pela arte educadora Silvana Coutinho, a atividade pretende revitalizar as hortas já existentes no Econúcleo utilizando a ajuda dos participantes que, em troca, irão aprender todo o passo a passo e as técnicas necessárias para cultivar uma horta em casa ou no apartamento. Na prática, os visitantes aprenderão desde métodos de enriquecimento do solo e seleção das sementes até o cultivo e cuidados com as pequenas plantas. Não é necessário se inscrever para participar, basta chegar ao local um pouco antes do início da atividade.

 

Além da ação, haverá oficina sensorial com plantas medicinais, jogos digitais, meditação e muito mais. O equipamento é aberto de quinta a domingo, das 9h às 17h, e o acesso é gratuito.  

 

A programação segue cheia de atrações para o público que comparecer ao Jardim Botânico (JBR) no domingo. Pela manhã, às 11h, vai ocorrer uma vivência ambiental que levará o participante ao Jardim de fitoterápicos do espaço que abriga mais de 40 espécies de plantas utilizadas tradicionalmente na prevenção e tratamento de doenças. O visitante vai poder conhecer as espécies e aprender sobre seus benefícios. Já no início da tarde, às 14h, será realizada a caminhada ecológica “Conhecendo a Mata” que propõe ao visitante a oportunidade de desfrutar as belezas da fauna e flora do Jardim, aliando o conhecimento sobre as espécies que compõem o bioma de Mata Atlântica. Na prática, o participante irá percorrer a trilha guiada com um monitor do JBR através da mata que os levará a observar, refletir e experimentar um contato mais aprofundado com a natureza e a biodiversidade do local.

 

Os visitantes ainda terão as seguintes opções para participar: contação de histórias em cordel, caminhada aos jardins sensorial, orquidário e cactário, jogo das argolas, dentre outras atividades. No sábado, o Jardim Botânico estará aberto apenas para visitação, sem a realização de atividades com os monitores e arte educadores. O horário de funcionamento do local é das 9h às 15h30, de terça a domingo, e as atividades também são gratuitas.

Confira a programação completa deste final de semana:

 

Econúcleo Jaqueira - Sábado (15)

 

9h - Apresentação do espaço sustentável + Trilha ambiental

10h – Oficina de vermicompostagem + Hortas caseiras

11h – Oficina sensorial com plantas medicinais

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

15h – Trilha ambiental “pés na terra”

16h – Oficina de mudas: terra e vida

 

Domingo (16)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Apresentação do espaço sustentável + oficina de percussão corporal

11h - Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

14h – Embolada da Coleta Seletiva

15h - Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

16h – Rimas para a natureza

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim Botânico - Domingo (16)

9h – Caminhada Ecológica: conhecendo a mata

10h - Gincana Ambiental: Jogo das Argolas

11h – Vivência ambiental no Jardim de fitoterápicos

13h30 -  Caça Palavras Ambiental  

14h30 – Caminhada Ecológica: conhecendo a mata

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada gratuita