Os canteiros do Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, Zona Oeste, receberam nesta quinta (9), mudas de espécies arbóreas doadas pelo Jardim Botânico do Recicfe. O plantio resulta de uma parceria firmada recentemente entre a instituição de saúde pública estadual, referência no tratamento de doenças respiratórias, e o Jardim Botâncio. O projeto, intitulado Jardim Florido, inclui ainda um curso de jardinagem para 30 funcionários do Otávio de Freitas e a implantação de um jardim.
Foram plantados dois ipês-roxos, dois ipês-rosas, dois paus-brasis e dois paus-de-jangada, todas espécies nativas da Mata Atlântica, e duas craibeiras, originária da Caatinga. Participaram da ação os funcionários do hospital que estão inscritos num curso de jardinagem oferecido pelo Jardim Botânico do Recife.
A primeira turma, com 15 pessoas, teve aulas teóricas e práticas nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Jardim Botânico, localizado no Curado, também na Zona Oeste. A segunda turma, com a mesma quantidade de alunos, terá nos dias 13, 14 e 15.
No dia 16, as duas turmas estarão novamente juntas, no Otávio de Freitas, para a implantação de um jardim de plantas ornamentais. O analista ambiental Bruno Leal Viana, do Jardim Botânico, adianta que no hospital há nove áreas semelhantes a canteiros em que poderão ser plantadas mudas arbóreas.
“Também estamos orientando o hospital em questões como manejo das árvores, a exemplo de poda adequada e erradicações, quando necessárias”, diz o engenheiro agrônomo.