Jardim Botânico realiza plantio em hospital

Os canteiros do Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, Zona Oeste, receberam nesta quinta (9), mudas de espécies arbóreas doadas pelo Jardim Botânico do Recicfe. O plantio resulta de uma parceria firmada recentemente entre a instituição de saúde pública estadual, referência no tratamento de doenças respiratórias, e o Jardim Botâncio.  O projeto, intitulado Jardim Florido, inclui ainda um curso de jardinagem para 30 funcionários do Otávio de Freitas e a implantação de um jardim.
Foram plantados dois ipês-roxos, dois ipês-rosas, dois paus-brasis e dois paus-de-jangada, todas espécies nativas da Mata Atlântica, e duas craibeiras, originária da Caatinga. Participaram da ação os funcionários do hospital que estão inscritos num curso de jardinagem oferecido pelo Jardim Botânico do Recife.
A primeira turma, com 15 pessoas, teve aulas teóricas e práticas nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Jardim Botânico, localizado no Curado, também na Zona Oeste. A segunda turma, com a mesma quantidade de alunos, terá nos dias 13, 14 e 15.
No dia 16, as duas turmas estarão novamente juntas, no Otávio de Freitas, para a implantação de um jardim de plantas ornamentais. O analista ambiental Bruno Leal Viana, do Jardim Botânico, adianta que no hospital há nove áreas semelhantes a canteiros em que poderão ser plantadas mudas arbóreas.
“Também estamos orientando o hospital em questões como manejo das árvores, a exemplo de poda adequada e erradicações, quando necessárias”, diz o engenheiro agrônomo.