Lanchonete e loja de artesanato

O Jardim Botânico do Recife ganhou dois novos espaços: uma lanchonete, que fica próxima ao Centro de Conveniência, e uma loja de artesanato, localizada na entrada do Jardim. O objetivo é oferecer produtos sustentáveis e naturais que não agridam o meio ambiente e ajudem na saúde das pessoas. 

Os equipamentos, a princípio, estão funcionando de quinta a domingo, das 9h às 15h30. Na lanchonete são oferecidos ao público produtos como biscoitos, tapioca, salada de frutas, escondidinhos de batata e macaxeira e sucos naturais. Tudo é feito sem o uso de alimentos processados. Os preços variam entre R$ 2 a R$ 8. A loja de artesanato dispõe de peças feitas a partir do reaproveitamento de produtos da natureza e que possam ser reutilizados diversas vezes, a exemplo do alumínio. 

O projeto é uma parceria com o Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), responsável por gerenciar as feiras de alimento, como a do Parque Dona Lindu, e artesanato no Recife. A organização faz parte do setor de empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. O Prodarte foi quem selecionou os produtos de diversos artistas e gastrônomos para compor o polo de vendas do Jardim Botânico. 

A gerente da Unidade de Conservação, Zenaide Nunes, explica que oferecer uma alimentação saudável aos visitantes corrobora a responsabilidade que o JBR tem de aproximar o homem da natureza. Ela também ressalta que existe a possibilidade da realização de oficinas para o público a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo consciente e inseri-los no processo de preparo e manuseio de alimentos.