Jardinagem por opção

Luane Barbosa (*)

“A Felicidade de receber as pessoas aqui”. É assim que Sineide Maria da Silva, de 46 anos, moradora da cidade do Paulista, define como é trabalhar no Jardim Botânico Do Recife. A jardineira chegou em 2014, quando ficou sabendo de um curso de jardinagem ofertado no local. Sineide foi contratada para integrar a equipe de jardinagem há dois anos. Antes de se tornar “guardiã das plantas”, trabalhou como pintora de paredes. Decidiu sair da profissão pois estava cansada e logo em seguida conheceu o curso.

O desejo de saber mais sobre as plantas e de como cuidar delas de forma correta foram a motivação para que terminasse o curso, com duração de 3 meses. 

Sineide sai cedo de casa, chega no metrô e a estação ainda está fechada. As obrigações no Jardim são variadas. Para ela, “cada jardim possui um jeito de ser enxergado, uma maneira de sentir as plantas”. 

O JBR possui quatro jardins temáticos, o das palmeiras, o tropical, medicinal e sensorial. Esse último é de sua responsabilidade. “É preciso adequar as espécies de acordo com cada deficiência, muitos nasceram sem conhecer o mundo”. Mostrando sua preocupação em explicar para as pessoas que não possuem visão qual a cor de cada planta.

Seu trabalho envolve paciência. Ela define dessa forma o modo como mantém os cuidados com o Orquidário. Uma das três coleções científicas do Botânico, que ainda possui o Bromeliário e Cactário. Sineide Maria ressalta que ao chegar no ambiente de trabalho deixa seus problemas na porta pois a tranquilidade é um fator essencial no dia a dia e oferecido naturalmente pelo Jardim. 

O Jardim Botânico do Recife, segundo o Ministério do Meio Ambiente, está entre os cincos melhores Jardins do país. A área integra a Unidade de Conservação Municipal do Curado. Pesquisas, conservação e produção de mudas especificamente nativas da Mata Atlântica são fatores que tornam o local um atrativo para visitantes e um reduto da natureza em Pernambuco. O JBR está aberto de terça a domingo, das 9h às 15h30.

(*) Estudante de Jornalismo da UFPE e estiagiária do Jardim Botânico do Recife.