Jardim Botânico do Recife instrui sobre cuidados necessários ao cultivo de orquídeas

Equipamento possui uma coleção de mais de 60 espécies de orquídeas e destaca a importância ambiental da família Orchidaceae

Dentre todas as coleções do Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, a de orquídeas é uma das mais conhecidas. A família Orchidaceae desde sempre chama atenção pela beleza exuberante de suas espécies, o que lhes confere grande valor ornamental. Devido a isso o significativo número de seus admiradores e colecionadores não é uma surpresa, existindo até um nome específico para os que alimentam interesse por essas plantas, os orquidófilos. É normal que as orquídeas sejam uma das favoritas para cultivo e embelezamento das casas, mas cuidados específicos para que isso seja feito de maneira adequada são exigidos. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade elencou algumas dicas para  mantê-las sempre bonitas e saudáveis.

De acordo com o biólogo e analista do JBR, Jefferson Maciel, o primeiro passo antes de plantar orquídeas em casa ou apartamento é ter certeza da procedência da espécie comprada, e ter a comprovação de que ela não veio de extrativismo ilegal. Em seguida, é preciso conhecer a espécie, seu nome científico e suas particularidades. De maneira geral, a maioria das orquídeas precisa estar em um lugar arejado, com boa iluminação, mas sem contato direto com a luz solar nos períodos mais quentes do dia. “O substrato também não precisa ser complexo. As orquídeas na grande maioria absorvem nutrientes e água da umidade relativa do ar e das partículas em suspensão. Então um substrato leve e bem drenado é suficiente para a maioria das espécies. Existem sociedades de cultivadores e colecionadores que oferecem regularmente cursos muito bons, onde se pode aprender mais sobre as orquídeas em geral e seus cultivos.” orienta o analista.

A família Orchidaceae é a que possui a maior quantidade de espécies na natureza, muitas dessas hoje já desapareceram devido à exploração do comércio ilegal. O Jardim Botânico do Recife, comprometido com a conservação ambiental, mantém sua coleção de orquídeas, principalmente com o intuito de proteger essas espécies e as reintroduzir na natureza no futuro. A coleção de orquídeas do JBR começou com uma doação na década de 80 e hoje possui mais de 60 espécies em seu acervo, algumas dessas são expostas no orquidário do equipamento. Para a manutenção dessas plantas, é preciso cuidados específicos. “A gente desenvolve atividades de rega periódica, aplicação de nutrientes minerais uma vez por semana, aplicações de defensivos para controle de pragas e propagação vegetativa. Mas já chegamos a fazer polinização manual para produzir frutos e sementes de espécies estratégicas.”- explica Jefferson Maciel.

O Jardim Botânico do Recife conta com diversas outras coleções e espaços que podem ser contemplados em visitas espontâneas. O equipamento mantém-se aberto para visitação das terças aos domingos, das 09h às 15h, respeitando todos os protocolos de segurança no combate à pandemia. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.