Jardim Botânico do Recife inicia programação do Mês do Meio Ambiente

Atividades gratuitas para todas as idades envolve ações educativas e seguem tema proposto pela ONU para evitar a poluição causada pelo plástico

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, vai oferecer aos seus visitantes diversas atividades educativas e ambientais ao longo do Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. A programação vai seguir o tema proposto pela ONU: "Soluções para a Poluição Plástica". Com o objetivo de sensibilizar e engajar o público, o JBR preparou um conjunto diversificado de eventos, como o ECOcine, palestras, exposição, rodas de diálogo, dentre outros, que exploram os desafios e as possíveis soluções para a problemática do plástico no meio ambiente.

Uma das atrações oferecidas durante todo o mês de junho será o ECOcine ambiental, uma iniciativa que visa utilizar o poder do audiovisual como uma ferramenta educativa e inspiradora. Trata-se de uma experiência que combina entretenimento e conscientização, proporcionando ao público a oportunidade de assistir a vídeos e documentários com temáticas relacionadas ao meio ambiente e combate à poluição plástica. Por meio de vídeos, os visitantes serão convidados a refletir sobre os impactos do plástico no meio ambiente, as consequências da poluição e as possíveis soluções para enfrentar esse desafio global.

O espaço também vai receber, ao longo do mês, a exposição: "Produção, Uso e Descarte do Plástico". Essa montagem proporciona uma visão aprofundada sobre a cadeia de consumo do plástico e suas consequências ambientais. Os visitantes terão a chance de explorar as diferentes etapas do ciclo do plástico, desde sua fabricação até o descarte, despertando uma consciência crítica sobre nosso papel na mitigação dos impactos ambientais.

Além disso, ainda será possível conferir durante todo o Mês do Meio Ambiente a EXPOinterativa: "Poluição por Microplásticos em Áreas de Manguezais”. Nessa exposição será ofertada uma experiência imersiva que combina conhecimento científico, recursos interativos e conscientização sobre os efeitos nocivos dos microplásticos nos ecossistemas de manguezais. Ao explorar a EXPOinterativa, os visitantes terão a oportunidade de compreender a extensão do problema da poluição por microplásticos e seu impacto em áreas tão importantes e delicadas como os manguezais. Por meio de exposições visuais, informações detalhadas e elementos interativos, eles serão levados a refletir sobre a importância desses ecossistemas e a urgência de protegê-los.

As atividades serão complementadas com a roda de diálogo: "Repensando o Consumo dos Objetos Plásticos", na qual serão compartilhadas perspectivas valiosas sobre a problemática e quais as alternativas sustentáveis para lidar com o uso excessivo de plástico.

Já no dia 9 de junho, a partir das 10h, os visitantes poderão participar de uma palestra sobre “Poluição por Microplásticos em Áreas de Manguezais". Nessa atividade, pesquisadores do CETENE estarão presentes para compartilhar seus conhecimentos e descobertas mais recentes sobre os impactos da presença dos microplásticos nas áreas de manguezais e os efeitos da poluição plástica na biodiversidade.

Além disso, para aqueles que desejam se conectar diretamente com a natureza, será oferecida uma emocionante Caminhada Ecológica intitulada: "A Trilha do Plástico". A trilha acontecerá durante todos os sábados e domingos do mês de junho com inscrição de 9h na recepção do JBR e início às 10h. Guiados por monitores do espaço, os participantes terão a oportunidade de explorar os encantos do Jardim Botânico enquanto aprendem sobre os impactos ambientais do plástico e como podemos adotar medidas para preservar nossos ecossistemas.

Outra opção é conferir a Oficina de Manipulação de Plantas Medicinais que será realizada na biblioteca do JBR, dia 29 de junho, às 10h e 14h, proporcionando aos participantes conhecimentos práticos sobre o uso sustentável de recursos naturais para fins medicinais. Essa atividade busca despertar o interesse pela preservação da biodiversidade local e pela valorização das plantas como fonte de saúde e bem-estar.

O espaço funciona de terça-feira a domingo, nos horários de 9h às 15 com todas as atividades gratuitas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Todos os dias (Terça a domingo)

9h às 15h - ECOcine ambiental e roda de diálogo

"repensando o consumo dos objetos plásticos"

9h às 15h - Exposição "Produção, uso e descarte do plástico"

9h às 15h - EXPOinterativa: Poluição por microplásticos em áreas de manguezais.

Sexta-feira (09)

Palestra: Poluição por microplásticos em áreas de manguezais

Pesquisadores do CETENE - 10h

Sábado (10) e domingo (11)