Jardim Botânico do Recife inaugura loja e Casa de Vegetação

O Jardim Botânico do Recife, no Curado (Zona Oeste), passa a contar a partir desta quinta (31), com uma casa de vegetação e uma lojinha. Os novos equipamentos são destinados à produção de mudas e comercialização de suvenires, respectivamente.

Com 156 metros quadrados, a Casa de Vegetação D. Bento Pickel é destinada à propagação, experimentação e cultivo de plantas, disponibilizando água e luminosidade de forma controlada. O nome é uma referência ao botânico alemão Dom Bento Pickel (1890 – 1963). O monge beneditino foi um dos criadores da escola agrícola que deu origem à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O espaço tem capacidade para produzir anualmente 4.800 plântulas (embrião vegetal). Da casa de vegetação, as plântulas são encaminhadas para o viveiro florestal, onde são feitas as mudas. As espécies a serem produzidas são preferencialmente de árvores nativas da mata atlântica, com o objetivo de suprir a demanda interna de reflorestamento, bem como das unidades protegidas da cidade do Recife.

A obra é resultado de parceria entre a Celpe e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, realizada por meio de um Projeto de Revitalização e Implantação de Áreas Verdes (PRAV) relativo às subestações Ilha do Leite e Iputinga.

LOJA - A lojinha Botânica ocupa 15m² e fica na entrada do equipamento público municipal de lazer contemplativo, pesquisa e conservação, aberto de terça a domingo, das 9h às 15h30. O local foi equipado pela Gerdau com prateleiras, armários, gaveteiro, freezer e ar-condicionado. A ideia é vender suvenires lanches secos, postais e pequenas plantas, como mini orquídeas, cactos, bromélias e bonsais. Para viabilizar a comercialização, está sendo criada a Associação de Amigos do Jardim Botânico do Recife.

A Gerdau, empresa siderúrgica próxima ao Jardim Botânico, que é vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem realizado outras parcerias com o espaço público municipal. Uma delas é o Curso de Jardinagem, realizado há três anos. O treinamento profissionalizante é destinado a pessoas de baixa renda do entorno do bairro do Curado. Tem duração de três meses e é realizado no segundo semestre.