Expedições do JBR salvam espécies em extinção

Visando incrementar o seu acervo genético, o Jardim Botânico do Recife (JBR) realiza expedições científicas na busca de coletar sementes e partes vegetativas de espécies ameaçadas de extinção. Os pesquisadores já visitaram diversas localidades dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, que integram a mesma região fitogeográfica. Em 2021, a iniciativa esteve, em Guadalupe, no Litoral Sul pernambucano, e, em Goiana, na Região Metropolitana do Recife.

Embora a meta estabelecida pelos jardins botânicos de todo o mundo seja coletar e reintroduzir à natureza 75% das espécies da sua região fitogeográfica que correm risco de desaparecer, o JBR, único do Norte/Nordeste que possui a “Categorização A”, trabalha para chegar aos 100%. Atualmente, os esforços já atingiram 42% do seu objetivo.

Depois de coletada, as espécies são submetidas a um ensaio experimental até que possam finalmente ser reintroduzidas ao seu habitat. Dentre os tipos que estão sendo estudados, estão as bromélias, as orquídeas, os cactos e os maracujás.