Jardim Botânico do Recife é palco de gravação de conteúdos de educação ambiental para a rede pública de ensino

Foram gravadas cenas de aulas interdisciplinares com a Escola Municipal Para Aulas Digitais que serão exibidas durante a Semana da Criança

O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), foi o espaço escolhido, nesta terça-feira (27), pela rede pública municipal para gravar aulas digitais com foco no meio ambiente e sustentabilidade. O conteúdo,  será apresentado aos alunos do primeiro ao quinto ano do Fundamental 1 durante a Semana da Criança. O projeto, que faz parte da Escola Municipal Para Aulas Digitais, é encabeçado pela coordenadora pedagógica, Luciana Firmo, e o objetivo é levar educação e consciência ambiental para a sala de aula através da interdisciplinaridade. 

 

O tema do material gravado abordou a natureza e a sua relação com os nossos sentimentos. “Essa é uma das aulas da Semana da Criança onde em cada período abordaremos uma temática diferente. Nesta, queremos focar no cuidado com a natureza e reflorestamento, onde plantar árvores se transforma em um ato de amor. Se o assunto é meio ambiente, não existe opção melhor do que o Jardim Botânico”, afirmou a pedagoga Luciana. 

 

Ações e parcerias como essa, comprovam o papel e o compromisso do Jardim Botânico do Recife em tornar a educação ambiental um conteúdo acessível para a população de todas as idades. O espaço fica aberto para visitação das terças aos domingos, das 9h às 15h, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento prévio. Visitas guiadas pelos monitores do local acontecem aos finais de semana às 10h com limite máximo de 30 pessoas. 

 

ESCOLA MUNICIPAL PARA AULAS DIGITAIS - A Escola Municipal para Aulas Digitais foi criada especialmente para o EducaRecife, programa vanguardista que estabelece o novo programa de ensino híbrido nas escolas municipais da cidade. Conta com 45 professores que contemplam todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas pela Rede Municipal de Ensino do Recife, além de equipe, gestão e de coordenação pedagógica. As aulas do EducaRecife para os estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos são transmitidas na TV Nova Nordeste, por meio dos canais digitais abertos 22.2 (1º ano, 2º ano e 3º ano); 22.3 (4º ano/acelera, 5º ano, Travessia e Educação de Jovens e Adultos); 22.4 (6º ao 8º ano); e 22.1 (9º ano). As aulas da Educação Infantil e Educação Especial continuam sendo transmitidas na TV Alepe, através do canal 10.2.