Dia do Pau-brasil

O Dia do Pau-brasil, comemorado em todo o País em 3 de maio, será celebrado no Jardim Botânico do Recife, no Curado. Haverá atividades na quarta (3) e no domingo (7), no espaço público da Prefeitura do Recife, inserido em 10,7 hectares de Mata Atlântica, bioma que abriga a espécie nativa, considerada árvore nacional.

Na quarta (3), às 9h30, serão plantadas 20 mudas de pau-brasil num bosque que leva o nome da árvore, localizado na frente do Jardim Botânico do Recife. As mudas são produzidas no viveiro florestal da própria instituição, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.

Às 10h30 e às 14h será encenada a apresentação “Pau-brasil: uma semente da nossa história.” Trata-se de um teatro de fantoches montado pela equipe de educação ambiental do Jardim Botânico do Recife.

Durante todo o mês, os visitantes poderão apreciar a exposição sobre pau-brasil, dentro do projeto “Que árvore é esta?” O projeto enfoca a cada mês uma espécie existente no Jardim Botânico do Recife, aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 15h30. Além de um banner com fotos e curiosidades a respeito da planta, os visitantes interagem com folhas e sementes da espécie.

No domingo (7), às 10h30, será realizada no auditório uma palestra com o tema “Conhecendo o pau-brasil.” O bate-papo com os visitantes integra o projeto Conversa Ambiental, realizado todo domingo, no mesmo horário. Às 11h30 e às 14h30, será encenado o teatro de fantoches com enredo histórico.

A DATA

O Dia do Pau-brasil foi criado em dezembro de 1978, pela Lei 6.607, que definiu a espécie como Árvore Nacional e 3 de maio como sua data comemorativa.

A espécie consta na lista oficial da flora brasileira ameaçada de extinção e é cientificamente denominada Caesalpinia echinata Lam. Popularmente é conhecida como ibirapitanga, pau-vermelho, pau-de-pernambuco, arabutã, ibirapitã, muirapiranga, orabutã, pau-rosado e pau-de-tinta.  Pitanga, na língua indígena, significa vermelho.

O nome científico Caesalpinia é uma homenagem ao médico e botânico italiano Andrea Cesalpino (1519-1603). Echinata significa "cheio de espinhos" em latim e Lam é a abreviatura de Lamarck. Foi o naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) que, em 1789, descreveu a espécie.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, devido à exploração predatória, desde o Descobrimento, dos milhões de exemplares que existiam no país restam poucos nos Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

O pau-brasil pode atingir 30 metros de altura. Produz flores amarelas de outubro a novembro. A madeira fornecia corante vermelho para tingimento de tecidos e era também utilizada na confecção de arcos de violinos, esculturas, mesas e santos.