Contação de histórias, oficinas e esquete teatral na programação dos equipamentos ambientais da PCR

Atividades acontecem no CAT Ambiental, JBR e Econúcleo Jaqueira. São gratuitas e para todas as idades

MEIO AMBIENTE - O Carnaval acabou, mas quem quiser prolongar a diversão e aproveitar o final de semana com muito aprendizado e contato com a natureza pode visitar os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), na Zona Sul, e o Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, estão com várias atividades para todas as idades, entre elas: oficinas; contação de História; esquete teatral e muito mais.

Neste sábado (09), quem visitar o Econúcleo Jaqueira vai poder conferir uma contação de histórias super animada que acontece às 10h. O conto “Pedrinho e o Barco”, narrado pelo arte educador Álcio Lins, promete encantar a garotada com muita diversão e consciência ambiental. Logo após, o público ainda vai curtir toda a alegria do grupo Mangue e Tal e a apresentação da peça “Dom e a máquina do tempo”. A principal atividade do domingo (10) fica por conta da oficina de horta caseira que vai ensinar as técnicas de produção e cultivo de uma horta e como mantê-las em casa ou no apartamento. A atividade começa às 10h, é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Outra opção de lazer no sábado é o Jardim Botânico que apresentará a oficina de poesia “Sobre plantas e bichos”. A atividade, ministrada por Flávia Gomes, começa às 10h e pretende instigar a criatividade dos participantes a pensar em temas ambientais na composição de poesias. Em seguida, a garotada se reunirá para acompanhar a contação da história de “João Jiló”, às 10h, que trará uma reflexão sobre a necessidade de preservar as espécies ameaçadas de extinção.

No domingo (10), o público poderá acompanhar a atividade “Borboletando entre as árvores do jardim” seguida da oficina de criação com resíduos sólidos. A prática, que combina caminhada ecológica com oficina artística, convida os visitantes a conhecer a fauna e flora da mata atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição.

Finalmente, o CAT Ambiental oferecerá diversas atividades no domingo, para quem prefere aproveitar o dia no clima de praia. A partir das 9h, o Econúcleo sediará oficinas de caqueira, terrário, criação de barquinhos de origami e contação de histórias em quadrinhos. Durante a tarde, as práticas começam às 14h até as 17h. Os participantes de todas as idades são bem vindos a participar das ações gratuitas.

Confira a programação completa dos Econúcleos neste final de semana:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (09)

09h00 - Caminhada Ecológica: Sons e movimentos da mata

10h00 – Oficina de Poesia “sobre bichos e plantas”

10h00 – ECOlorindo: oficina de criação de lápis com galhos secos

11h00 - O Meio que se conta: contação de histórias “Tisto”

14h30 – Gincana Ambiental: Jogo das Argolas

15h10 - O Meio que se conta: contação de histórias “João Jiló”

09h - Borboletando entre as árvores do Jardim + Oficina de criação

“borboletando coisa e tal”

11h30 - Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 - Histórias Cantaroladas