Colégio Israelita celebra Ano Novo da Árvore e Dia da Família no Jardim Botânico do Recife

O sábado (9) foi de muita agitação e celebração no Jardim Botânico do Recife. Isso porque, um grupo do Colégio Israelita Moysés Chvarts veio ter um dia repleto de contato com o verde, marcando o início do ano letivo e comemorando duas importantes datas da cultura judaica: o Tu Bishvat e o Yom Hamishpachá.

O Tu Bishvat, é a festa em que se comemora o Ano Novo das Árvores e acontece no quinto dia do mês do calendário judaico, que corresponde aos dias 20 e 21 de janeiro, no calendário gregoriano. O Ano Novo das Árvores trata-se de uma celebração de milhares de anos, e mostra que mesmo num período tão antigo, a preocupação em preservar o meio ambiente já existia dentro da filosofia judaica. Essa festa marca um dia de profundo caráter de conscientização ambiental e, sobretudo, reflexão a respeito da importância em preservar a natureza.

Já o Yom Hamishpachá, se refere ao Dia da Família, festejado nos dias 4 e 5 de fevereiro, no nosso calendário, onde se evoca a congregação de todas as famílias em Israel. O dia da comemoração é também uma forma de homenagem a Henrietta Szold (1860-1945), pioneira na presidência da organização Hadassa de mulheres judias e na direção da Agência de Imigração para a Juventude (Aliat Hanoar), responsável por resgatar milhares de crianças judias da Europa nazista.

Com o propósito de se divertir de forma consciente e aprender um pouco mais sobre as particularidades do meio ambiente, o grupo do Colégio Israelita, formado por alunos, familiares, professores, equipe técnica, direção e colaboradores, participaram de uma série de atividades monitoradas e preparadas pelo equipamento ambiental da Prefeitura do Recife, como caminhada ecológica de visita aos jardins temáticos do JBR, oficina de teatro com objetos e improviso e muita contação de história, resgatando criatividade e imaginação para fazer a diversão da garotada, além das atividades propostas pelos próprios professores da Instituição de Ensino presente, que proporcionaram um dia repleto de curtição.

Jáder Tachlitsky, coordenador de estudos judaicos do Colégio Israelita Moysés Schvarts, esteve aproveitando a celebração no Jardim Botânico do Recife e destacou a relevância em preservar e resgatar a natureza e a cultura. “No colégio estaremos trabalhando na primeira unidade do ano letivo o tema do ser humano e o meio ambiente, o que somados as duas festividades do calendário judaico que acontecem nessa época, o Tu Bishvat e o Yom Hamishpachá, fazem do Jardim Botânico um lugar ideal para realização do nosso evento. Para nós é muito importante essa valorização ao meio ambiente, levando em consideração Israel, que foi um país criado numa região muito inóspita e que teve necessidade de fazer florescer desertos com escassez de água, então faz parte da ação educativa de Israel nessa época a valorização de passeios que resgatem o contato com a natureza, e é o que nós também estamos buscando fazer. A comemoração aqui no Jardim Botânico foi muito gratificante, e tanto as crianças como também os pais se envolveram, e puderam se divertir”, contou o coordenador de estudos judaicos.

O Jardim Botânico do Recife é um equipamento ambiental da Prefeitura do Recife e conta com programações de atividades semanalmente preparadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Com funcionamento de terça a domingo, das 9h às 15h30, e entrada gratuita, o espaço inserido em uma unidade de proteção e preservação ambiental dispõe de sete jardins temáticos e uma área de 10,7 hectares de Mata Atlântica