CETENE e Jardim Botânico do Recife contribuem no reflorestamento e preservação da Mata Atlântica

 

REFLORESTAMENTO | O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Jardim Botânico do Recife têm contribuído para a preservação do bioma Mata Atlântica no Nordeste. A parceria entre o CETENE e o Jardim Botânico atua na identificação de espécies a partir da coleta de sementes que são germinadas no Laboratório de Pesquisas Aplicadas à Biofábrica (LAPAB/CETENE) em processo in vitro (no laboratório) e in vivo (telado do LAPAB). Como resultado, já foi possível aumentar o número de espécies ameaçadas ou não de extinção que hoje estão nos viveiros do Jardim, visando plantio em áreas de recuperação da Mata Atlântica.

O LAPAB/CETENE entregou ao Jardim Botânico do Recife diversas espécies de arbóreas da Mata Atlântica para passarem pelo processo de “engorda” e rustificação em viveiro, antes de serem plantadas em áreas de reflorestamento na zona rural do município de Surubim (PE). Foram entregues espécies como Craibeira, Ipê Rosa e Ipê Branco, Lobeira da Mata e Jacarandá Brasiliana.

O Programa Mata Atlântica é coordenado pela pesquisadora Laureen Houllou, do LAPAB e vem auxiliando na conservação da diversidade genética de várias espécies de arbóreas, disponibilizando as mudas produzidas no CETENE para serem testadas in vivo em iniciativas que ajudem a preservar a biodiversidade.

O CETENE/MCTI agradece os esforços das equipes do LAPAB em conjunto com o Gerente Geral do Jardim Botânico do Recife, Fábio Gomes e dos Analistas, Bruno Viana e Jefferson Maciel, que desenvolvem esta importante iniciativa de preservação da Mata Atlântica.

Fonte: https://www.gov.br/mcti/pt-br/rede-mcti/cetene/assuntos/noticias/lapab-e...