Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira são opções de diversão durante as férias no Recife

A programação da Ecoférias segue até o dia 28 e são gratuitas para toda a família. Serão oferecidas atividades como oficinas, gincana ecológica e trilha ambiental

Neste primeiro final de semana da Ecoférias nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife, a diversão está garantida para a criançada. O Jardim Botânico, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, oferecem neste sábado (13) e domingo (14) diversas ações que prometem agradar os visitantes com muitas atividades, conciliando a temática da preservação e conservação da natureza com o clima das férias. Toda programação, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, é gratuita.

No Jardim Botânico do Recife vai rolar a Gincana Seletiva, às 09h30. Na prática, as equipes irão cumprir algumas tarefas, como: quem coleta mais resíduos usando os pés; construção de brinquedos com os resíduos coletados; produção de poesia ou música, dentre outras. À tarde, às 13h30, a pedida é conferir a atividade “brincadeiras de antigamente” que vai resgatar a tradição presente nas brincadeiras da época dos nossos pais e avós; além de proporcionar o enriquecimento cultural; estímulo à criatividade e integração social. A ação se repete no domingo, às 09h30. Quem preferir visitar o espaço no domingo poderá participar da oficina de escrita criativa “Jô e o Verde do Recife” que acontecerá das 10h30 às 12h. A atividade será desenvolvida através da escrita, leitura, música e imagens, onde serão trabalhados elementos da escrita e o exercício da sua prática - através da construção de textos - articulados aos eixos verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade.

Já no Econúcleo Jaqueira, a dinâmica “Ressignificando: caixinhas de surpresas” promete promover uma reflexão sobre os impactos negativos gerados com a falta de educação ambiental. Na atividade, que acontece às 10h, no sábado, o arte-educador colherá alguns resíduos que a população joga pelo Parque da Jaqueira (papel, garrafas, plástico, sacolas, etc) e chamará alguns participantes que, com os olhos vendados, terão que descobrir quais os materiais colhidos somente através do tato. Outra opção será conferir, no domingo, às 10h, a oficina “ECOideias” que vai ensinar a produção de vasos ecológicos a partir do coco com o intuito de proporcionar um novo olhar sobre o reaproveitamento (um dos 5R´s da sustentabilidade) de resíduos sólidos. Ainda no domingo, às 14h, vai acontecer a Gincana Mangue e Tal com brincadeiras que utilizam materiais reutilizados. Pular corda, acertar o alvo, cabo de guerra, corrida de saco, dança das cadeiras e corrida das frutas serão algumas das brincadeiras ofertadas para garotada se divertir e aprender mais sobre a importância da reutilização dos resíduos.

A Ecoférias segue até o dia 28 de junho nos equipamentos ambientais da PCR. As atividades atendem no máximo 30 participantes e para garantir a vaga é preciso chegar meia hora antes do turno da manhã e /ou da tarde. Vale destacar, que os responsáveis devem acompanhar as crianças durante a programação. Na edição deste ano, a Ecoférias  será baseada nos personagens da Turma Mangue e Tal: Jô, Dom, Riso, Otto, Duporto e Morena, quatro protetores da natureza que embarcam em aventuras para defender o meio ambiente com base nas temáticas do verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade.

Confira a programação completa:

Sábado (13)

09h30 – Gincana Seletiva

10h30 às 12h00 - Oficina de escrita criativa “Jô e o Verde do Recife” – Auditório

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Brincadeiras de Antigamente

15h – Contação de histórias: Jô e o segredo das árvores

09h30 – Brincadeiras de Antigamente

10h30 – Cordelizando com a Turma Mangue e Tal (oficina de Cordel)

11h10 - Contação de histórias: Jô e o segredo das árvores

13h às 13h30 – Inscrição

13h30 – Histórias Cantaroladas (Repertório de Luiz Gonzaga)

14h – Caminho DiVersos com OTTO e seu gato Ulisses

15h – Oficina de mudas com bombinhas de sementes

Sábado (13)

09h às 09h30 - Inscrição

09h30 – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal - Dom

10h - Ressignificando: caixinhas de surpresas

11h - Oficina de hortas caseiras

13h30 às 14h – Inscrição

14h - Apresentação do espaço sustentável com Dom, personagem da turma Mangue e Tal

14h30 – Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

16h – A Turma Mangue e Tal no Mundo das Xilogravuras

09h às 09h30 - Inscrição

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

09h às 09h30 – Inscrição

10h– “ECOideias” oficina de vasos ecológicos (vasos com casca de coco verde)

11h – Jogo do “espelho d’água” com a turma mangue e tal;

13h30 às 14h – Inscrição

14h –Gincana Mangue e Tal

15h – Em cena verde: Dom e a máquina do tempo

16h – Sala de ECOinteratividade: Recife Limpeza

Confira a programação completa do mês aqui.