Fundos para preservar a biodiversidade global de plantas é concedido ao Jardim Botânico do Recife

Os esforços do Jardim Botânico do Recife (JBR)  para produzir conhecimento científico ganharam o prêmio do Programa de Prêmios GGI-Gardens que apoia atividades para preservar a biodiversidade genômica das plantas da Terra por meio da amostragem de coleções vivas mantidas em jardins botânicos em todo o mundo. Ao todo, 10 jardins botânicos e arboretos de 10 países foram contemplados com o reconhecimento da  Global Genome Initiative for Gardens (GGI-Gardens), Botanic Gardens Conservation International (BGCI) e do United States Botanic Garden (USBG). 

Os premiados coletarão amostras de tecido vegetal com qualidade genômica de suas coleções de plantas vivas e as preservarão em biobancos da Global Genome Biodiversity Network (GGBN), tornando-os acessíveis a pesquisadores de todo o mundo. A prioridade foi dada aos premiados que podem coletar famílias e gêneros únicos de plantas vasculares ainda não representadas nos biorrepositórios do GGBN. Os projetos apoiados serão amostrados de uma ampla variedade de gêneros, desde o Anabasis adaptado às regiões áridas das estepes e semi-desertos da Índia até o monotípico Wittmackanthus da América do Sul e Central tropical.

O Jardim Botânico do Recife pretende coletar e proteger o genoma de 128 espécies, sendo que 25 dessas são ameaçadas de extinção. Essa iniciativa terá o apoio e a parceria do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que possui uma coleção de tecido genômico.

Aplicações de instituições localizadas em 16 países foram avaliadas em capacidade institucional, escopo de coleta e novidade genômica, melhores práticas, políticas e padrões de biodiversidade, eficiência e impactos de conservação mais amplos. Os 10 prêmios, totalizando cerca de US$ 35.000, foram possibilitados pelo GGI-Gardens e pelo USBG, e administrados pelo Global Botanic Garden Fund do BGCI. Os premiados realizarão as atividades de arrecadação e finalizarão os projetos até o final de 2024. 

Sobre Botanic Gardens Conservation International (BGCI)

 

Botanic Gardens Conservation International (BGCI) é uma organização de membros, representando jardins botânicos em mais de 100 países ao redor do mundo. É uma instituição beneficente independente do Reino Unido criada em 1987 para conectar os jardins botânicos do mundo em uma rede global de conservação de plantas. Nosso objetivo é apoiar e capacitar nossos membros e a comunidade conservacionista em geral, para que nosso conhecimento e experiência possam ser aplicados para reverter a ameaça de extinção das plantas. Nossa visão é um mundo em que a diversidade vegetal é valorizada, segura e sustenta toda a vida, e nossa missão é: Mobilizar jardins botânicos e envolver parceiros na garantia da diversidade vegetal para o bem-estar das pessoas e do planeta.