PCR preparou programação especial para o fim de semana em celebração ao Dia da Árvore nos Econúcleos

Neste sábado (21) e domingo (22), as atividades irão mesclar conhecimento e educação ambiental, diversão e sustentabilidade.

Neste sábado (21) é celebrado em todo o país o Dia da Árvore. A data, escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul, simboliza a importância da preservação das espécies para o equilíbrio do nosso ecossistema, como também promove uma reflexão sobre as consequências do desmatamento. Em razão deste dia, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou um final de semana repleto de atividades em alusão à celebração. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, e o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, sediarão, neste sábado (21) e domingo (22), atividades que irão mesclar conhecimento e educação ambiental, diversão e sustentabilidade.

No Econúcleo Jaqueira o dia já começa com uma trilha ambiental pela flora do Parque. Às 9h30, vai rolar a caminhada ecológica “olhando e escutando o pulmão do mundo”, onde os participantes poderão conhecer mais sobre as espécies de árvores no entorno do espaço e aproveitar para se conectar com a natureza. Logo após, o público poderá desfrutar de momentos recheados de poesia e literatura acompanhados do contato com o meio ambiente. A oficina de criação literária, prosa, poesia e papelão acontecerá às 10h30, e tem o objetivo de proporcionar a vivência de emoções, através do meio ambiente, despertando o interesse nos participantes por textos poéticos.

No domingo, será um dia para os pequenos se encantarem com a contação de história “A maior flor do mundo”, às 11h. O conto trará a história de um garoto que pula o muro de sua casa e sai em busca de novas aventuras. Ele encontra um rio cheio de resíduos e tira tudo para que o rio fique limpo, até que uma borboleta aparece voando e o leva ele até uma rosa gigante. O desenrolar da trama é cheia de mistério e promete aguçar a imaginação e a consciência ambiental dos participantes.

Já no Jardim Botânico, lugar mais que ideal para se comemorar o Dia da Árvore, vai ocorrer a caminhada ecológica “Explorando os jardins” atividade especial que será focada nas diversas espécies da fauna provenientes da Mata Atlântica que são mantidas no espaço. A prática acontecerá em três horários, às 9h, 10h30 e 14h, e para participar basta acompanhar o grupo que será formado na recepção do Jardim alguns minutos antes do início da ação. Em seguida, o público confere uma Gincana que testará os conhecimentos do público sobre o meio ambiente e as árvores.

Domingo (22), os visitantes poderão recarregar as baterias e participar da caminhada “Trilha Cega”. Nela, quem participar terá a oportunidade de aguçar o olfato, a audição e o tato, sentindo de forma única a sensação de estar imerso na natureza e aprendendo a importância de trabalhar em equipe, com cooperação e confiança mútuas. Os participantes estarão vendados, descalços e percorrerão os caminhos do JBR conhecendo mais sobre a fauna e flora do local. Para encerrar o dia, será exibido um curta ambiental seguido de uma discussão sobre a questão do desmatamento e que podemos fazer em prol da preservação ambiental.

Confira a programação completa dos Econúcleos neste fim de semana:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (21)

09h – Apresentação do Espaço sustentável

09h30 – Caminhada Ecológica: olhando e escutando o pulmão do mundo

10h30 – Oficina de prosa, poesia e papelão

10h30 – Tangran Ambiental

11h30 – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

14h – Apresentação do Espaço Sustentável

14h30 – Caminhada Ecológica: olhando e escutando o pulmão do mundo

15h30 – Oficina de Xilogravura

16h30 – Sala de ECOinteratividade

Domingo (22)