PCR oferece atividades gratuitas para mães e filhos neste final de semana nos equipamentos ambientais

Os locais estarão oferecendo atividades capaz de agradar aos gostos mais variados, para  mães e filhos curtirem juntos com muita diversão e contato com a natureza.

Que tal aproveitar o Dia das Mães em um dos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife?  O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), na Zona Sul, estarão com uma programação especial durante todo o fim de semana voltada para celebrar a data. Os locais estarão oferecendo atividades que pretendem agradar aos gostos mais variados, para  mães e filhos curtirem juntos com muita diversão e contato com a natureza.

O sábado no  Econúcleo Jaqueira vai ser bem agitado. Quem visitar o espaço poderá participar da oficina de caqueiras. A atividade, que acontece, às 11h, vai  ensinar a como produzir e manejar vasos para plantas utilizando materiais reaproveitáveis. Além disso, ainda vai mostrar como transformar objetos que iriam para o lixo em vasos sustentáveis, podendo ser usados para hortas ou mudas.  Já no domingo (12), as mães podem ir comemorar o seu dia participando da Oficina de vermicompostagem com trilha ambiental, a partir das 15h30. A atividade mostra como se pode transformar o material orgânico que iria para o lixo em adubo natural utilizando minhocas. Após a prática, ainda acontece uma caminhada entre as árvores e todo o percurso é feito com os pés descalços para estimular e aguçar os sentidos e a percepção.  À tarde, será oferecida uma oficina de artesanato especial para o Dia das Mães, às 14h30. Voltada para a construção de peças representativas de flores, a oficina irá utilizar técnicas de modelagem de papelão, colagens e garrafa PET para produzir os objetos. A atividade ensinará desde curiosidades sobre a biodiversidade à prática da reutilização e reciclagem de materiais.

Outra opção para curtir o final de semana é o Jardim Botânico do Recife (JBR). O lugar é ideal para passar o dia na companhia da mãe cercado pela bela paisagem natural do espaço. No sábado (11), o dia já começa com a caminhada ecológica “Trilha Selvagem”, às 9h. Na atividade, os participantes caminharão pela mata e percorrerão os caminhos do meliponário, lago e jardins temáticos, conhecendo as espécies no maior clima de aventura. O final da prática acontece no Jardim Sensorial onde o público poderá ter estímulo dos sentidos no contato com a natureza. Em seguida, os visitantes do local poderão conferir a Oficina de Mudas, às 10h30. Na atividade, irão aprender como usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento, desde o cuidado e cultivo da semente até o crescimento e desenvolvimento da planta.

No domingo (12), a principal atividade da manhã fica por conta da oficina de produção de repelente caseiro, que começa às 10h, e vai ensinar a como fabricar um repelente de insetos utilizando plantas medicinais e fitoterápicos. A oficina busca integrar os conhecimentos populares com o uso correto e racional das espécies, além de  proporcionar ao participante a oportunidade de fabricar um composto que não possui substâncias tóxicas que prejudicam o organismo, podendo ser utilizados por adultos, crianças e gestantes. Logo após, as 11h, o público confere uma oficina expositiva de artesanato com jornal, onde poderão conhecer diversos tipos de objetos feitos com a utilização do material, desde porta-trecos até móveis de decoração.

Durante a tarde, o espaço sedia a oficina criativa de Macramê. A técnica de tecelagem consiste em produzir peças traçando e atando os fios de tecido. O objeto confeccionado pode ser utilizado como roupas de cama, mesa e banho, acessórios ou de forma decorativa. A prática é gratuita e direcionada ao público de todas as idades.

Para quem vai comemorar a data especial na praia, a pedida é visitar o CAT Ambiental que vai estar recebendo o público com uma programação recheada de atrações. Os visitantes poderão conferir oficina de terrário e origami, além de uma contação de histórias super divertida sobre consciência ambiental e conservação dos rios.

Confira a programação completa deste fim de semana nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (11)

09h –  Trilha Ambiental + Oficina de mudas

10h10 – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

11h – Oficina de Caqueiras

14h – Trilha Ambiental + caça ao tesouro

15h – Pocket Show “Show de minhoca”

16h – Historias Cantaroladas

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Oficina sensorial com plantas medicinais

11h – Contação de histórias “A lenda da Vitória Régia”

14h30 – Oficina de Artesanato: flores de material reciclável