Jardim Botânico do Recife recebe visitantes com protocolos de segurança

Retorno do funcionamento é marcado por restrições e adaptação do equipamento ambiental para novas medidas de segurança e higiene contra o coronavírus

 

O Jardim Botânico do Recife, equipamento ambiental ligado à Prefeitura do Recife, voltou a receber visitantes nesta sexta-feira (11). Foram cinco meses de funcionamento suspenso ao público como medida de prevenção à pandemia da covid-19 e a retomada gradual passa a cumprir uma série de protocolos sanitários. O primeiro dia de funcionamento foi marcado pelo respeito às normas exigidas. Nesta retomada, o JBR passa a  contar com dois novos espaços a partir da próxima terça-feira (15):  a Arena Arbor e o Jardim de Biomas.

 

Os protocolos para o retorno gradual incluem controle no fluxo de entrada com limite de 150 visitantes por vez, uso obrigatório de máscara, aferição da temperatura com termômetro a laser, distanciamento mínimo de 1,5 metro e higienização constante das mãos. O equipamento ambiental recomenda que os visitantes levem sua própria água e obedeçam à sinalização. Ainda, nesta primeira fase, somente espaços ao ar livre poderão ser acessados e as caminhadas ambientais terão limite de até 8 pessoas do mesmo convívio social. Lugares com algum grau de confinamento, como o Orquidário, terá limite de visitação de 6 pessoas por vez. 

 

André Gomes, funcionário público, esteve no JBR na manhã desta sexta-feira (11) e levou a família para curtir o meio ambiente e a natureza do espaço. "Já frequentava o Jardim Botânico e estávamos ansiosos para voltar a visitar o local. Assim que soube da reabertura quis aproveitar e trazer as crianças para contemplar a natureza", disse. 

 

As novas regras do Jardim Botânico do Recife visam atender às recomendações das autoridades sanitárias no enfrentamento ao novo coronavírus. Visando mitigar a proliferação da covid-19, não é permitido fazer piqueniques, ensaios fotográficos, filmagens ou qualquer outro tipo de comemoração em que haja aglomerações. Com novo horário de funcionamento, de terça a domingo, das 9h às 15h, o limite de visitantes no espaço passa a ser de 150 pessoas e, ao atingir este limite máximo, os novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para ter acesso ao JBR. É recomendável usar calças compridas e sapatos fechados.

 

“Sabemos que o contato com a natureza faz muito bem à saúde, ainda mais em momentos como esse que estamos vivendo. É com muita alegria que reabrimos o Jardim Botânico para promover essa reconexão das pessoas com a natureza do espaço, seguindo protocolos de segurança e muita cautela. Contamos com a compreensão dos frequentadores para o cumprimento das novas normas de visitação”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

 

No percurso de visitação, estarão disponíveis totens e dispersores de álcool em gel. Nesta fase, o Jardim Sensorial, que permite às pessoas tocaremem plantas, texturas, formas e sentir aromas, estará fechado. Já o espaço de convivência recebeu sinalização com as normas de distanciamento social entre os bancos. As atividades de educação ambiental estão temporariamente suspensas com o intuito de evitar aglomeração e manuseio em objetos, assim como as visitas guiadas,devido à impossibilidade de respeitar o distanciamento necessário. “Todos os funcionários do JBR estão treinados para ajudar a proteger a saúde de todos, assim como a preservação da flora, fauna e a tranquilidade nos caminhos da natureza do nosso oásis verde”, esclarece o secretário José Neves.

 

Para conhecer o protocolo completo e saber quais são as normas que os visitantes devem seguir dentro do Jardim durante o período da  pandemia, acesse:http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/jardimbotanico_0309_1606.pdf

 

No dia 15 de setembro, novos atrativos passarão a fazer parte do circuito de visitação. O primeiro é a Arena Arbor, um espaço inovador criado para compartilhamento de conteúdo, oficinas e palestras ambientais, fruto de uma parceria  inédita entre a Prefeitura do Recife e a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, CASACOR Pernambuco. Montada no Jardim Botânico do Recife, a Arena Arbor tem a sustentabilidade como destaque no projeto assinado pela startup pernambucana Selvagen, do arquiteto Paulo Carvalho, onde a estrutura tridimensional respeita o espaço em que é inserida, unindo a arquitetura à natureza já existente no local. Iluminação natural, uso de iluminação em LED e estrutura de encaixe são só mais outros pontos que tornam uma construção sustentável. 

 

O projeto, que esteve entre os concorrentes ao Building of the Year (“Edifício do Ano”) promovido pelo ArchDaily, maior site de arquitetura do mundo, foi classificado entre os cinco melhores projetos na categoria Arquitetura Digital na premiação chinesa Idea-Tops e conquistou o Silver A’ Design Award (troféu de prata) na categoria Arquitetura, Construção e Estrutura, ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial na Itália. A estimativa da vida útil do equipamento é que chegue a 50 anos ao ar livre. Em torno da Arena, foi criado um novo jardim temático, o Jardim de Biomas, com espécies coletadas em expedições realizadas por analistas ambientais do Jardim Botânico do Recife, muitas delas ameaçadas de extinção, e que passa a fazer parte do circuito dos outros sete jardins temáticos disponíveis. Recentemente, o Jardim Botânico do Recife passou a integrar uma rede de intercâmbio de sementes com jardins botânicos das capitais brasileiras por meio do Programa Bandeira Verde, com intuito de conservar e proteger a biodiversidade das regiões.

 

Protocolo de visitação - O Jardim Botânico do Recife reabre com novas regras para visitação. A série de medidas visa atender às recomendações das autoridades sanitárias no enfrentamento ao novo coronavírus. 

  • Capacidade limitada a 150 pessoas por visita 

  • Aferição da temperatura com termômetro a laser na recepção

  • Uso de máscara cobrindo boca e nariz é obrigatório durante a visitação

  • Distanciamento social mínimo de 1,5 metro

  • Caminhadas ambientais com limite de 8 pessoas do mesmo convívio social

  •  Higienização constante das mãos

  • Está suspensa a visitação ao Jardim Sensorial, ao Meliponário e a realização de visitas guiadas (trilhas), ensaios fotográficos e filmagens

Serviço:
Local: Jardim Botânico do Recife: BR-232, Curado, Recife
Entrada gratuita 
Capacidade de 150 pessoas no local  
Horário de visitação: Terça a domingo, das 9h às 15h