Fim de semana de consciência ecológica e homenagem ao paisagista Burle Marx nos Econúcleos da PCR

Depois do sucesso da Ecoférias, a Prefeitura do Recife (PCR) continua com uma programação diversificada e cheia de consciência ecológica nos equipamentos ambientais. O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão com várias atividades para entreter a garotada, dentre elas: trilha, apresentação teatral, oficinas e uma programação voltada para homenagear o paisagista Burle Marx. Todo acesso é gratuito e para toda a família. 

 

Neste sábado (03), o Econúcleo Jaqueira abre suas portas para os visitantes que queiram aproveitar o contato com a natureza de forma educativa e com diversão. Às 15h, vai rolar a oficina de plantio “Cantinho das sementes”. Os participantes vão aprender todas as técnicas de plantio e cultivo necessárias para criar uma horta em casa ou no apartamento utilizando materiais recicláveis. 

 

Domingo (04), todo mundo poderá se divertir com a atividade “Borboletando Coisa e Tal”, às 15h. A prática, que combina caminhada ecológica com oficina artística, convida os visitantes para uma caminhada ecológica onde conhecerão a fauna e flora do Parque da Jaqueira e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente. Logo após, irão aprender a como confeccionar imãs em formas de borboletas através do reaproveitamento de folhas de acetato (raio X), material extremamente nocivo à natureza e que leva cerca de 450 anos para sua decomposição.

 

Para quem escolher visitar o Jardim Botânico no sábado, vai poder aproveitar uma caminhada ecológica que mistura conhecimento ambiental com a sensação de aventura nas trilhas. A caminhada “Trilha da Biodiversidade” ocorrerá às 13h30 e levará o público a percorrer os caminhos da Mata Atlântica no Jardim num clima de descoberta e aprender sobre as espécies típicas do bioma e os animais que têm a vegetação como habitat natural.

 

Já no domingo, o espaço estará sediando uma programação cultural especial que faz parte da “Semana Burle Marx”. O primeiro dia de realização das atividades organizadas ocorrerá no Jardim a partir das 9h30. A iniciativa da Prefeitura do Recife pretende homenagear a obra e a figura do arquiteto e artista plástico, Roberto Burle Marx, considerado um dos mais importantes paisagistas do século XX. 

 

Durante a manhã, o Jardim apresentará a oficina de prosa, poesia e papelão “Um Jardim para Burle Marx”. Mediada pela arte educadora, Flávia Gomes, a atividade irá aguçar a criatividade e imaginação literária dos participantes incluindo a temática da sustentabilidade e a importância do reaproveitamento. Logo após, às 11h, o público se encantará com a esquete “Burle Marx: Um artista de jardins”, onde será apresentada um pouco da vida do paisagista da encenação teatral. 

 

Aprender a semear, adubar e cuidar para que os insetos não ataquem as plantas pode sim ser tarefa para as crianças. A oficina de plantio de mudas “Minha primeira coleção” é voltada especialmente para despertar o interesse das crianças sobre o assunto que pode ser inserido na rotina delas de uma forma educativa e sustentável e, quem sabe, se torna uma grande paixão da garotada. A atividade, ocorrerá às 14h30, encerrando o quadro de programação da Semana Burle Marx. 

 

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (03)

09h - Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal

09h30 - Pocket Show de Maricota: um show de minhoca

10h10 - Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

11h -  Historias Cantaroladas

14h – O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano”

15h – Oficina de plantio: o cantinho das sementes

16h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

 

Domingo (04)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

11h – Corpo e movimento poético: Oficina de expressão corporal

14h – Vivência Ambiental: Faço parte deste lugar

15h – Borboletando Coisa e Tal

16h – Oficina de mudas: terra e vida

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

 

Jardim Botânico, Sábado (03)

09h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h – Contação de historias: vozes de um Rio

11h – Tangram Ambiental

13h30 – Caminhada Ecológica - na trilha da biodiversidade

14h30 - Jogo das Palavras Ambientais

15h30 – Caixinha das Surpresas

 

Domingo (04)

9h30 – “Um Jardim Pra Burle Marx”: oficina de Prosa, Poesia E Papelão, Com Flávia Gomes.

11h –  Esquete Teatral - Burle Marx: Um Artista De Jardins.

14h – “O Poeta Das Plantas” Sarau Ambiental Com Felipe Júnior, Flávia Gomes e Talis Ribeiro.

14h30 - Minha Primeira Coleção: oficina de mudas com Danielson Holanda.

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita