Diversão consciente garante o lazer do recifense nos equipamentos ambientais da PCR

A programação de cunho ecológico estará oferecendo atividades para toda a família no sábado (25) e domingo (26), os espaços possuem entrada gratuita.

Devido à agitação do dia a dia, o fim de semana pede por um passeio que possa proporcionar diversão e tranquilidade. O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste e o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental), na Zona Sul, são agradáveis destinos para curtir a folga em companhia da família e dos amigos. Nos dias 25 e 26 de maio, os equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife, ligados à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) contam com uma programação especial para garantir o lazer do visitante, combinando aprendizado e entretenimento com a beleza do verde.

O Econúcleo do Parque da Jaqueira servirá de palco para momentos de conscientização e descobertas. No sábado (25), haverá uma trilha ambiental com a intenção de promover o contato do público com o espaço. A atividade que começa às 9h, será capaz de gerar experiências de imersão na natureza e revelar diversas informações a respeito da biodiversidade do Parque.Logo depois, os visitantes poderão participar de uma oficina de mini hortas, onde vão colocar a mão na terra e aprender técnicas de plantio. Pela tarde, a garotada vai curtir a atividade “Resíduo nos eixos”, que vai ensinar a produzir brinquedos a partir de resíduos sólidos, chamando a atenção dos pequenos para importância de reaproveitar e reutilizar materiais de forma lúdica e cheia de diversão.

No domingo (26), quem gosta de dar aquela pausa na agitação para recomeçar a semana vai poder fazer parte de uma manhã de meditação com o grupo Sahaja Yoga, às 9h, e apreciar um tempo de tranquilidade e interação com o meio ambiente.

Já no Jardim Botânico do Recife, área de conservação e contemplação ambiental, o visitante terá a oportunidade de aguçar a imaginação. No sábado (25), às 11h, a Turma Mangue e Tal aparece com a apresentação de uma trilha musical em comemoração ao Dia da Mata Atlântica. O grupo estará animando o espaço com muito som e diversão proporcionando, de forma lúdica, conhecimento sobre esse bioma. Às 13h30, as risadas estão garantidas com a narrativa “As aventuras de Pé de Pano”.

Ainda neste clima, a imersão na Mata Atlântica vai ser a grande responsável por criar novas experiências e sensações ao visitante no domingo (26). A dinâmica de vivências ambientais “Faço parte deste lugar”, que acontece às 9h, vai possibilitar a criação de laços com a natureza, conhecendo as particularidades de diversas espécies da fauna e flora local, de modo a resgatar o interesse pessoal em cuidar e preservar os nossos ecossistemas. Logo em seguida, às 10h, em alusão ao Dia Mundial das Abelhas e ao Dia do Apicultor, ambos celebrados no mês de maio, acontece a Palestra “Apicultura: do mel à polinização”, ministrada pelos representantes da Associação Pernambucana de Apicultores e Meliponicultores (APIME)  Adgerlan Codácio e Alexandre Moura. Ao fim da prática os participantes conhecerão o Meliponário do Jardim, um criatório de abelhas sem ferrão.

Para os que preferem um fim de semana na praia, a opção perfeita é fazer uma visita ao CAT Ambiental. O ponto de atendimento ao turista estará oferecendo  pela manhã a oficina de prosa, poesia e papelão. A prática vai estimular a criatividade do público aliando literatura e pintura com a importância do reaproveitamento e reciclagem do papelão.

Confira a programação completa deste fim de semana nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira, Sábado (25)

09h – Trilha Ambiental + Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

10h – Oficina de criação “borboletando entre as árvores do Parque”

11h – Contação de histórias “A descoberta”

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

14h - Caminhando e Descobrindo: folhas, texturas e solos

16h - Resíduo nos eixos: oficina de brinquedos com resíduos sólidos

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h -  Jogo da Alegria Ambiental (pelo Parque)

11h - Do PET ao som: oficina de percussão com garrafas PET (na Sala de ECOinteratividade)

14h – Contação de histórias ”As aventuras de Anansi”