Curso de Jardinagem

O Jardim Botânico do Recife realiza anualmente um curso profissionalizante de jardinagem. Houve edições do curso em 2013, 2014, 2015 e 2016, com apoio da empresa metalúrgica Gerdau e financiamento do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

Tem duração de três meses, contanto com aulas téoricas e práticas, realizadas no Jardim Botânico do Recife e, em alguns casos, em outro local. Em 2016, por exemplo, os alunos concluíram o módulo prático numa ação de implantação e recuperação de canteiros do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisan), no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife. O participantes do curso recebem material didático, camiseta padronizada, vale-transporte e lanche.

O Manual da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, de 2004, preconiza que “A profissionalização representa uma maneira efetiva de avanço social, tendo em vista a ideia de que o trabalho é um importante elemento na conquista da cidadania".

A vertente social é, portanto, a principal característica do curso, destinados a pessoas de baixa renda que, preferencialmente, morem no entorno do jardim Botânico do Recife. Dentro dessa perspectiva o JBR assume sua função social propiciando as populações locais oportunidades de aprendizagem acerca das questões sócio ambientais, de uso sustentável da diversidade das plantas e de geração de renda, visando contribuir no combate à pobreza. 

Dessa maneira, aproveitando toda a infra-estrutura disponível nas dependências do JBR, que leva em conta aspectos que vão desde a área de campo necessária às instruções práticas até os demais insumos exigidos e que abriga um universo de profissionais qualificados, o curso estará alocado no ambiente mais adequado possível para alcançar com absoluta eficiência seu objetivo.