Oficinas e palestra movimentam o Jardim Botânico do Recife

  -

O Jardim Botânico do Recife, equipamento ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, realiza diversas atividades desta sexta-feira (27) até domingo (29). Serão oferecidas oficinas de Fitoterápicos e de Herborização, além de palestra sobre o bioma da Caatinga. Toda a programação é gratuita e os visitantes ainda podem aproveitar para conhecer os jardins temáticos do equipamento, localizado no Curado, ou desfrutar de alguns momentos em harmonia com a natureza.

 

A oficina de produção de fitoterápicos acontece na sexta (27), das 9h às 12h. Para garantir a vaga, o melhor é se inscrever previamente, enviando email para jardimbotanico@recife.pe.gov.br. Na área de assunto, deve-se colocar "Oficina de fitoterápicos" e no corpo do correio eletrônico informar o nome completo, local de residência (bairro e cidade), idade, grau de escolaridade e telefones para contato. Na atividade, o público aprenderá a produzir um fitoterápico a partir da manipulação de plantas medicinais.

 

Já no sábado (28), tem a oficina de herborização que ensina técnicas para se confeccionar um herbário. Ou seja, os participantes vão conhecer a forma correta de se fazer a coleta de material botânico e de se identificar plantas. A atividade ocorre às 10h e basta se inscrever na recepção do Jardim Botânico, no dia da ação. São ofertadas 20 vagas para visitantes a partir dos 15 anos e, ao término da atividade, eles poderão solicitar certificado.

 

O público ainda pode conferir, no domingo (29), a palestra sobre biodiversidade, conservação e uso sustentável da Caatinga. O debate marca as comemorações pelo Dia Nacional da Botânica (17/04) e da Caatinga (28/04). A iniciativa, que integra o projeto Conversa Ambiental, acontece no auditório do Jardim Botânico, às 10h30. A apresentação tem à frente Mayra Soares Gomes, engenheira agrícola e ambiental da Associação de Plantas do Nordeste - APNE. A inscrição também ocorre no local.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Sexta-feira – 27|04

Atividade: Oficinas de Fitoterápicos

Horário: das 9h às 12h

 

Sábado – 28|04

Atividade: Oficina de Herborização

Horário: às 10h

 

Domingo – 29|04

Atividade: Palestra Biodiversidade, conservação e uso sustentável da Caatinga

 Horário: às 10h30

 

Local: Jardim Botânico do Recife, BR¬ 232, km 7,5 - Curado - Recife

Entrada: Gratuita

Contato: 3355-0321 e 3301-2909