Caminhadas ecológicas, oficinas e natureza nos equipamentos de educação ambiental da PCR

As atividades são gratuitas e vão desde oficinas e trilhas à meditação e contação de histórias.

 

A primavera teve início nesta segunda-feira (23), marcando a mudança da estação do inverno para a chegada do verão. Por isso, nada melhor do que aproveitar esse novo clima curtindo a programação deste final de semana nos equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife. O Econúcleo Jaqueira, localizado na Zona Norte, e o Jardim Botânico, na Zona Oeste, serão palco de diversas atividades lúdicas para espantar o tédio e ainda promover o contato com a natureza. As atividades são gratuitas e vão desde oficinas e trilhas à meditação e contação de histórias.

 

O Econúcleo Jaqueira irá promover, neste sábado (28), um sarau ambiental que contará com a apresentação de fantoches da Turma Mangue e Tal. Às 15h, acontecerá a contação da história “As aventuras de Anansi” onde toda a família poderá aprender sobre a importância das aranhas para o controle de pragas de uma forma divertida e descontraída.

 

No domingo (29), é dia de mandar a preguiça embora e participar de um passeio de bicicleta que ocorrerá das 7h às 0h. A atividade contará com a participação dos Doutores da Alegria, que levarão os participantes a uma excursão pelo entorno do Parque da Jaqueira, com muita animação promovendo o bem estar de forma saudável e divertida. Logo após a caminhada, o público ainda confere a prática de meditação, mediada pelo grupo Sahaj Yoga, para encerrar o exercício com chave de ouro. Tanto adultos quanto crianças podem participar da atividade, que tem como benefícios a diminuição da ansiedade, controle da pressão arterial e aumento da qualidade do sono.

 

Já para quem vai marcar presença no Jardim Botânico, o espaço irá sediar uma oficina diferenciada, às 10h30, para estimular a prática da reutilização de resíduos sólidos. O participante poderá conferir a como confeccionar xilogravuras através de uma técnica sustentável que utiliza madeira e isopor. Durante a tarde, os visitantes poderão participar da caminhada poética “Caminhos diversos” que, mesclando poesia e natureza, vai levar os participantes para um passeio especial pelos jardins sensorial, de plantas medicinais e pela mata, estimulando o contato e a percepção do solo, folhas e sons que cercam esses espaços. Após a caminhada, o público será convidado, junto com os arte-educadores, a criar e recitar poemas a partir das experiências vividas no percurso. A atividade acontecerá às 13h30.

 

Domingo (29), vai ser um dia de imersão na natureza. O dia começa com a realização da caminhada “Trilha cega”, às 9h, onde o visitante conhecerá a fauna do espaço de olhos vendados. Às 11h, vai rolar a contação de histórias “O segredo das árvores”, que abordará curiosidades e fatos sobre as espécies nativas da Mata Atlântica. A oficina de mini hortas “viveiros de mudas” irá encerrar o dia. Na atividade, os participantes irão aprender a como usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento, desde o cuidado e cultivo da semente até o crescimento e desenvolvimento da planta.

 

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

 

Econúcleo Jaqueira, Sábado (28)

9h às 11h – Evento da Família (All 4Kids School)

11h – Em cena verde com Astrogilda e  Alcebíades na Rádio Econúcleo Jaqueira

14h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da Turma Mangue e Tal + Sarau Ambiental

15h – O Meio que se conta: contação de historias: “As Aventuras de Anansi”

16h – Jogo das Palavras Ambientais

 

Domingo (29)

07h às 09h – Passeio de bicicleta com os Doutores da Alegria

09h - Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Resíduo nos Eixos “Oficina de Malabares”

11h – Contação de histórias: O Morcego e a Cabaça”

 

Jardim Botânico, Sábado (28)

09h30 - Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h30 – Oficina de Xilogravura Sustentável (isogravura)

11h - O Meio que se conta: contação de historias “Tisto”

13h30 – Caminhos DiVersos: caminhada ecológica

14h30 - Contação de história: Cumadre Fulozinha

15h30 – Borboletando entre as árvores do Jardim

 

Domingo (29)

09h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

10h - Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “O segredo das árvores”

13h30 – Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores

 

14h30 - Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”