Coleção de bromélias do Jardim Botânico do Recife abriga e protege espécies ameaçadas de extinção

Coleção de bromélias do Jardim Botânico do Recife abriga e protege espécies ameaçadas de extinção

 

O acervo possui mais de 500 amostras, sendo uma delas exclusiva da Mata de Pernambuco

Devido à  sua alta resistência, baixa demanda de cuidados, e por serem donas de uma variedade de formas e cores, o que amplia seu valor ornamental, as bromélias possuem uma popularidade que não se restringe a paisagistas e jardineiros. O Jardim Botânico do Recife, equipamento ambiental ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), desde 2011 mantém uma coleção de herbáceas da família Bromeliaceae que hoje apresenta mais de 500 amostras, com aproximadamente 60 espécies. O acervo, que possibilita ao Jardim Botânico do Recife ser classificado como nível A, existe principalmente para fins de proteção de espécies ameaçadas. 

 

As bromélias são um gênero vegetal nativo da América do Sul, Central e Norte com um alto poder de adaptação. Elas podem ser encontradas tanto em regiões litorâneas, quanto de altas altitudes, em locais secos ou úmidos, e iluminados ou não. Por serem plantas epífitas, podem se desenvolver utilizando outra planta como suporte em uma relação de interdependência benéfica para ambas as partes, o que acaba contribuindo para o equilíbrio do ecossistema. “As bromélias em geral servem como casa, alimento e fonte de água para todo tipo de animais, microorganismos e até outras plantas. Em muitos ecossistemas, várias espécies de bromélias são as únicas fontes de água durante o período seco. E já existem várias evidências de que elas são fundamentais para restaurar os ecossistemas.”- explica o biólogo e analista do JBR, Jefferson Maciel. 

 

A maioria das espécies ameaçadas em extinção que são encontradas em Pernambuco faz parte da família Bromeliaceae. A coleção do Jardim Botânico do Recife abriga espécies bastante raras como a Karawata gustavoi, Aechmea serragrandensis e a Neoregelia pernambucana, essa última sendo encontrada apenas em uma mata do estado. A manutenção do espaço é feita por funcionários e estagiários do Jardim Botânico e não requer cuidados extremos, sendo suficiente uma rega frequente e controle do crescimento. O acervo de bromélias e muitas dessas espécies raras podem ser vistas em diversos espaços durante a visita ao equipamento ambiental. O Jardim Botânico do Recife fica aberto das terças aos domingos, das 09h às 15h e segue comprometido com os protocolos de segurança no combate à pandemia. A entrada é gratuita e o uso de máscara é obrigatório.