21 de março, Dia Internacional das Florestas

Hoje - 21 de março – o mundo comemora o Dia Internacional das Florestas. A data, que também integra o calendário ambiental do Recife, surgiu com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância dos ecossistemas ambientais.

As florestas desempenham funções importantes e fornecem relevantes serviços ecossitêmicos, como abrigar a fauna, proteger as nascentes e o solo, além de amenizar a temperatura ambiente, funcionando como um grande regulador térmico. Elas também são as principais estruturas de captação e armazenamento de carbono, contribuindo para redução do efeito estufa e o enfrentamento às mudanças climáticas.

Atenta à importância que as florestas representam para a melhoria da qualidade de vida dos recifenses, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS) tem como uma das suas principais missões, contribuir para a conservação e proteção de todas as 25 Unidades de Conservação da Natureza (UCNs) a as suas florestas situadas na nossa cidade.

Apesar de estarem entremeadas à malha urbana, as UNCs são ricas em biodiversidade e ambientes naturais. Para se ter ideia, nos estudos dos planos de manejo das UCNs, foram registraras 1.705 espécies vegetais, sendo 90,38% - grande maioria - nativas da Mata Atlântica. Em relação à fauna, foram catalogadas 853 espécies.