Jardim Botânico do Recife busca aproximar ciência e visitantes

O projeto “Ciência, Tecnologia e Inovação do Jardim Botânico” foi contemplado com dez bolsas de estudo da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Facepe.  Durante um ano, cada estudante receberá mensalmente R$ 500, totalizando R$ 60 mil em investimentos. De 2013 até hoje, esta parceria já beneficiou 85 bolsistas.

O Jardim Botânico de Recife (JBR), que é ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), da Prefeitura do Recife, busca promover a popularização e a divulgação da ciência e tecnologia, utilizando atividades e ações interativas. “O nosso objetivo é fazer com que os visitantes e bolsistas sintam-se cada vez mais estimulados a mergulharem no universo da curiosidade e da inovação, sempre com foco na construção de uma sociedade mais reflexiva, justa e sustentável”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro.

Para despertar a curiosidade do público, o gestor explica que serão oferecidas diversas ações, como experimentos científicos, oficinas, exposições do acervo botânico e palestras. Todo trabalho será conduzido pela equipe formada por Analistas Ambientais/Pesquisadores do Jardim Botânico do Recife e alunos de diferentes áreas ambientais.

” Fortalecer a formação acadêmica dos bolsistas, permitindo-lhes vivenciar integralmente as diferentes atividades de ciência, tecnologia e educação ambiental é o principal intuito desse trabalho”, concluiu Ribeiro.