Jardim Botânico sediou debate sobre mudanças climáticas como ação promovida pela PCR durante Mobilização Global pelo Clima na sexta-feira (20)

Um dos pontos turísticos mais visitados do Recife, o Jardim Botânico (JBR), localizado na Zona Oeste da cidade, foi palco de um debate nesta sexta-feira  (20) baseado no tema “Recife Resiliente – Trilhando caminhos à luz do ODS 13”. A palestra fez parte da série de ações organizadas pela Prefeitura do Recife em prol do engajamento na Mobilização Global Pelo Clima.

Com mediação de Luiz Gustavo Pinto, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, foram discutidas análises e medidas de combate aos avanços das alterações climáticas nas cidades, assim como problemáticas sobre deslizamentos, erosões e áreas de risco na capital pernambucana. Doutor em engenharia florestal e professor da UFRPE, Everaldo de Lima Neto explicou a influência da floresta urbana no microclima. “Os Jardins Botânicos, praças, Unidades de Conservação da Natureza (UCN) e arborização urbana entram na categoria associadas a elementos de composição vegetal e precisam de planejamento adequado para que esses ambientes possam trazer benefícios à população”. O desenvolvimento sustentável do Recife ganhou destaque através das ações de mitigação e estudos que já estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade para tratar da crise climática.

O diálogo contou com a participação de estudantes, representantes de instituições e público visitante do Jardim, abrindo espaço para o compartilhamento de argumentos e ideias ao final da palestra de cada mediador. A climatologista Francis Lacerda, do Instituto Agronômico de Pernambuco, defende que a Mobilização Global pelo Clima é um fator de suma importância para nos livrar do colapso que estamos vivendo nos dias atuais.”A humanidade precisa de dias melhores e todos tem que apoiar”, reflete.

Na mesa também esteve Quênia Ferreira, servidora da Defesa Civil do Recife. "É de extrema importância esse debate devido a proporção dos impactos causados pela mudança do clima. Além de vários fatores que Recife possui como o adensamento urbano, a desorganização das habitações, os danos provocados pelas chuvas e enchentes, dentre outros, é altamente necessário que nós, como cidadãos, estejamos engajados no enfrentamento desses efeitos climáticos. Então, para mim, é bastante valoroso estar participando desse conversa e me qualificando sobre o tema". Também esteve presente Franizio Listo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, e o secretário executivo de sustentabilidade, e o secretário-executivo de Sustentabilidade, Edson Simões, na ocasião representando o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho. “Com base nos estudos que estamos desenvolvendo sobre as emissões de gases de efeito estufa conseguimos traçar um plano de adaptação climática com ações que possam tornar a nossa cidade mais resiliente aos efeitos”, explica Edson Simões.