Jardim Botânico do Recife realiza oficinas e exposições de trabalhos no Codai

 

Nos dias 24 e 30 de maio, o Jardim Botânico do Recife, através de equipe de analistas e estagiários, realizou oficinas e exposições de pesquisas, no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), em São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife.

 

O evento compreendeu dois momentos, no primeiro, que aconteceu na sexta-feira (24), foi ministrada a oficina de manejo com plantas medicinais pelo biólogo e analista do Jardim, Wiliam Wanderley e auxiliado pela estagiária e estudante de Ciências Biológicas, Marilia Andrade. Na oficina, que tem como objetivo disseminar informação e capacitar pessoas para a manipulação e produção correta destes materiais, os participantes puderam aprender a produzir sabonete líquido, chás e pomadas analgésicas, tendo a oportunidade de levar cada um dos itens para casa.

Sandra Viegas, aluna do CODAI no curso de técnico em alimentos participou da ação e garantiu a necessidade de práticas como essa serem levadas adiante. “Pra mim foi muito importante! Trouxe muito acréscimo naquilo que estou buscando aprimorar e trabalhar. O ensinamento de técnicas de cultivo e elaboração de produtos com plantas medicinais foi extremamente eficiente, o apoio do Jardim Botânico do Recife em trazer isso pra nós no CODAI é de muito valor”, relatou.

Ainda no dia 24, os estagiários, Adalberto Júnior, Letícia Andrade e Ruan Matheus, apresentaram alguns dos trabalhos científicos produzidos no Jardim Botânico do Recife, expondo ideias, tirando dúvidas e transmitindo conhecimento como forma de serviço à população, de maneira gratuita.

Gerson Vicente da Silva, Diretor do Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de São Lourenço da Mata esteve presente durante as atividades e afirmou a importância de se realizar tais projetos. “É satisfatório presenciar essa troca de saberes e ver os alunos, como parte da comunidade, tendo acesso à ciência. Toda a equipe que forma o Jardim Botânico é extremamente capacitada, e há sempre a necessidade em fazer essa ponte entre o município de São Lourenço da Mata e o Jardim Botânico do Recife, que é uma referência em relação à ciência, pesquisa e educação ambiental aqui em Pernambuco”.

No dia 30 de maio, foi a vez da Oficina de Plantio roubar a cena. Coordenada pelo analista e engenheiro agrônomo Bruno Leal Viana, a atividade ensinou métodos corretos na hora de plantar mudas.

As ações dos dias 24 e 30 de maio representam a conclusão das atividades iniciadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sediada pelo JBR em outubro de 2018, onde uma série de pesquisas foram apresentadas.

Sérgio Rocha, Gerente Geral do JBR destaca a importância das pesquisas produzidas no equipamento ambiental. “É necessário enfatizar a importância dos projetos produzidos no Jardim Botânico do Recife. O equipamento não é somente um local de visitação e contemplação, nós temos diversos projetos e pesquisas científicas de bastante relevância.”

O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), teve como tema central “O papel socioambiental do Jardim Botânico na Redução de Desigualdades”, e caracterizou-se pela exposição de diversos trabalhos em banners no pátio central do JBR ao longo de toda a semana que compreendeu o evento, além das oficinas de produção de mudas e manejo com plantas medicinais, ministrados pelos analistas do equipamento.

A iniciativa contou com a coordenação dos analistas do Jardim, Afonso Agra e Bruno Karol, e disponibilizou a vaga para uma bolsa, ocupada por Alícia Michelon, que foi encarregada de auxiliar na execução das ações nos polos. O biólogo, Afonso Agra, destaca a popularização da ciência como objetivo principal da ação. “O nosso projeto tem como foco popularizar a ciência e fazer com que ela possa chegar na comunidade e, logicamente, extrapolar os muros do Jardim Botânico. No segundo semestre de 2018 nós realizamos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e como forma de continuidade hoje nós desenvolvemos algumas atividades na unidade do CODAI. Conseguimos atender e cumprir nosso objetivo que era justamente fazer esse intercâmbio de culturas, levando para comunidade um pouco do que é produzido no Jardim.” Alícia, bolsista do projeto, completou. “É muito importante para a comunidade estes trabalhos onde levamos o conhecimento para além do ambiente do JBR em si.”

O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas é uma unidade auxiliar da Universidade Federal Rural de Pernambuco, direcionado para investimento na educação profissional e técnica em nível médio. Situado no munícipio de São Lourenço da Mata, o Codai oferta cursos regulares de Ensino Médio e Técnico, nas modalidades presencial e de Ensino a Distância (EAD). Além do Pós-Técnico com Especialização em Cana-de açúcar.

Everson Batista, engenheiro florestal e professor de Topografia do Codai descreveu a seriedade em investir nestes projetos. “A ação que foi desenvolvida é de extrema importância. Trazer para o CODAI todas estas atividades, disponibilizar estes projetos, é compartilhar de maneira mais democrática o conhecimento. Nós enquanto CODAI estamos de portas abertas para qualquer parceria com o Jardim Botânico do Recife e com os profissionais que fazem essa instituição de renome.”

O Jardim Botânico do Recife é uma unidade de conservação ambiental ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), o equipamento ambiental da Prefeitura do Recife desenvolve uma série de programações semanais para atender a população, como oficinas, palestras e monitorias, além de possuir bolsistas e analistas ambientais dedicados à pesquisas científicas.